PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: A LINGUÍSTICA DO TEXTO, O SOCIOINTERACIONISMO E A PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Keywords:
Linguística do Texto, Ensino Básico, Produção TextualAbstract
O presente artigo tem como compromisso principal registrar reflexões a partir de duas pesquisas de mestrado desenvolvidas ao longo de 2015 e vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O objetivo principal, comum às duas pesquisas, era investigar a validade da Linguística do Texto, do Sociointeracionismo e da Pesquisa-ação como suportes teórico-metodológicos para o ensino e a aprendizagem da produção textual no ensino básico, a partir de ações corresponsáveis entre professor-pesquisador e estudantes. O referencial teórico que subsidiou este artigo constitui-se com base em Beaugrande e Dressler (1981), Koch (1997, 1999, 2015), Fávero e Koch (2012), Marcuschi (2008), Vygotsky ([1930], 2007) e Thiollent (2011). As considerações finais dizem respeito às reflexões acerca da eficácia do arcabouço teórico para o ensino e a aprendizagem da produção de textos.
Downloads
References
BURNS, A. Collaborative Action Research for english Language Teachers. Cambridge University Press, 1999.
CARR, W. .; KEMMIS, S.; Teoría Crítica de la Ensenanza: La Investigación/Acción en la formación del professorado. Barcelona: Marinez Roca S. A., 1988.
CUNHA, M. B da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet, 2001.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M. SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos da escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 81-108.
FÁVERO, L. L; KOCH, I. G. V. Linguística textual: introdução. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FRIEDRICH, J. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento – uma leitura filosófica e epistemológica. Tradução Anna Rachel Machado e Eliane Gouvêa Lousada. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.
HARTMANN, P. Zum. Begriff des sprachlichen Zeichens Zertschnft furPhoneuc, Sprachwissenschaft und Kommunikationsforschung, v 21, p 205 22, 1968.
KEMMIS, S. e WILKINSON, M. Pesquisa-ação participativa e o estudo da prática. In: PEREIRA, J. E. D. e ZEICHNER, K. M. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
KOCH, I. G. V. Linguística Textual: retrospecto e perspectivas. Alfa, São Paulo, 1997, 41: 67-78
______. O desenvolvimento da Linguística Textual no Brasil. DELTA., v.15. pp167-182. nº especial, 1999.
______. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
KOCH, I. V.; BENTES, A. C. & CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2012.
KOCH, I. G. V. ELIAS, V. M. Ler e escrever estratégias de produção textual. 2. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2014.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOLL, Luis C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 79-91.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
VAL, M. da G. C. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
VYGOTSKY, L. [1930]. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José C. Neto, Luís S. Menna Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Aline Rubiane Macêdo Arnemann, UFSM, Patricia dos Santos, UFSM, Vaima Regina Alves Motta, UFSM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).