UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO ENSINO DE LEITURA VEICULADO PELA REVISTA NOVA ESCOLA (2010-2012)
Palabras clave:
Contrato de comunicação midiático, Revista Nova Escola, Ensino de leituraResumen
Nesse artigo tem-se como objetivo analisar a atuação da Revista Nova Escola no campo educacional. Através da teoria Semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau, propõe-se uma reflexão acerca do discurso dirigido ao professor pela revista. Os periódicos educacionais possuem características que os assemelham a outros periódicos que compõem o gênero revista, porém devem permitir o desvelamento do discurso que articula as práticas e as teorias do sistema educacional. A Revista Nova Escola parece não se enquadrar no perfil de periódicos educacionais, por isso será analisado o contrato de comunicação midiático que Nova Escola instaura com o seu leitor e também serão elucidadas as concepções de leitura da revista nas reportagens analisadas. É utilizada uma abordagem qualitativa, com base em edições que compreendem os anos 2010, 2011 e 2012. A Revista Nova Escola, enquanto periódico educacional parece não corresponder à demanda dos professores por formação continuada, por apresentar características que a aproximam da cultura midiática e a afastam
do propósito pedagógico esperado pela instância de recepção.
Descargas
Citas
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida L.; GAVASSI, Sigrid (orgs.). Da Língua ao Discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
______. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Angela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.
______. Discurso das Mídias. Trad. Angela M. S. Corrêa. 2 ed. 1 reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8 ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FRADE, Isabel Cristina A. da S. Revistas pedagógicas: Qual é a identidade do impresso? In: BATISTA, Antônio Augusto G. & GALVÃO, Ana Maria de O. (orgs). Leitura: práticas, impressos, letramentos. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p. 105 -126
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 3 ed. São Paulo, Ática, 1997.
NÓVOA, A. A Imprensa de Educação e Ensino: concepção e recepção do repertório português. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (org.) Educação em Revista. A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2002. p. 11-31.
RAMOS, M. E. T. O ensino de história na revista Nova Escola (1986 – 2002): cultura midiática, currículo e ação docente. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/teses/D09_ramos.pdf> Acesso em: 03/01/2014.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 6ª ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
SILVEIRA, F. R. Um estudo das capas da revista Nova Escola: 1986-2004. Campinas, 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vls000380842>. Acesso
em: 03/01/12014.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO CORPUS
MEIRELLES, Elisa. Literatura, muito prazer! Nova Escola, São Paulo, n. 234, ago., 2010. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-muitoprazer- 584195.shtml>. Acesso em 03/01/2014.
CALHADO, Cyntia. Ler por prazer no ritmo do cordel. Nova Escola, São Paulo, n. 243, jun./jul., 2011. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/ler-prazer-ritmocordel-636143.shml>. Acesso em:03/01/2014.
FERNANDES, Elisângela. Bibliotecas escolares: livros tão, tão distantes das mãos dos alunos. Nova Escola, São Paulo, n. 252, maio, 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/bibliotecas-escolares-livros-tao-tao-distantes-maos-alunos-687661.shtml>. Acesso em: 03/01/2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Anabel Medeiros de Azerêdo, SEEDUC RJ
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).