MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS NOVOS E MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE GAMIFICADA

Autores/as

  • Juliana Vegas Chinaglia, UNICAMP
  • Márcia Macêdo Mendonça, UNICAMP

Palabras clave:

Multiletramentos, Materiais didáticos, Objetos digitais de aprendizagem, Protótipos de ensino, Gamificação

Resumen

Este artigo tem como objetivo expor um panorama de materiais didáticos para o uso de novas tecnologias na escola, comparando-os com outros modelos que seriam mais coerentes com as práticas de novos e multiletramentos, da Web 2.0. Assim, apresentamos o tipo de material mais comum atualmente para essa
finalidade – os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) e Objetos Educacionais Digitais (OEDs) – para, em seguida, trazer à discussão outros tipos de materiais mais favoráveis a aprendizagens relativas aos multiletramentos e flexíveis como os protótipos de ensino e as atividades gamificadas. Acerca destas últimas, descrevemos um exemplo de atividade gamificada, ainda em construção, que será pilotada no âmbito de uma pesquisa-ação de doutorado, desenvolvida e orientada pelas respectivas autoras deste artigo. A atividade é destinada ao ensino de Língua Portuguesa e busca promover o trabalho colaborativo, a agência, habilidades de autoria multimidiática e exploração do ciberespaço.

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Publicado

2019-08-18

Cómo citar

CHINAGLIA, J. V.; MENDONÇA, M. M. MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS NOVOS E MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE GAMIFICADA. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 39–52, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1533. Acesso em: 27 nov. 2024.