MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS NOVOS E MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE GAMIFICADA
Keywords:
Multiletramentos, Materiais didáticos, Objetos digitais de aprendizagem, Protótipos de ensino, GamificaçãoAbstract
Este artigo tem como objetivo expor um panorama de materiais didáticos para o uso de novas tecnologias na escola, comparando-os com outros modelos que seriam mais coerentes com as práticas de novos e multiletramentos, da Web 2.0. Assim, apresentamos o tipo de material mais comum atualmente para essa
finalidade – os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) e Objetos Educacionais Digitais (OEDs) – para, em seguida, trazer à discussão outros tipos de materiais mais favoráveis a aprendizagens relativas aos multiletramentos e flexíveis como os protótipos de ensino e as atividades gamificadas. Acerca destas últimas, descrevemos um exemplo de atividade gamificada, ainda em construção, que será pilotada no âmbito de uma pesquisa-ação de doutorado, desenvolvida e orientada pelas respectivas autoras deste artigo. A atividade é destinada ao ensino de Língua Portuguesa e busca promover o trabalho colaborativo, a agência, habilidades de autoria multimidiática e exploração do ciberespaço.
Downloads
References
_______; SILVA, M. G. M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, Abril/2011, P. 1-19. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em 06/07/2017.
ARAÚJO, N. M. S. A avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: análise de aspectos tecnológicos ou didático-pedagógicos? In: ARAÚJO, J.; ARAÚJO, N. M. S. (Orgs.) EAD em tela: docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, p. 179-207.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local Literacies. Reading and Writing in one community. London: Routledge, 1998.
BRASIL, SEB/MEC. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006.
CHINAGLIA, J. V. Objetos educacionais digitais, multiletramentos e novos letramentos em livros didáticos de Ensino Fundamental II. 161 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305684. Acesso em 08 set 2017.
COPE, B. & KALANTZIS, M. Designs for Social Futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Orgs.) Multiliteracies: Literacies Learning and the Design of Social Futures. Nova York, Routledge, 2006, p. 203-234.
______. New learning: elements of a Science of education. New York: Cambridge University Press, 2ª Ed., 2012.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. In ROJO, R. H. R.; CORDEIRO, G. S. (Orgs., Trads.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de trabalhos de Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz & colaboradores. Campinas: Mercado de Letras, 2004[2000]. p. 95-128.
GEE, J. P. Pleasure, learning, videogames and life: the projective stance. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007.
GORENDER, Jacob. Globalização, tecnologia e relações de trabalho. Estudos Avançados, 11 (29), 1997. p. 311-361.
GOODSON, I. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 35 maio/ago. 2007. P. 241-252.
KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.
LAHIRE, B. Culture écrite et inégalités scolaires: Sociologie de l’échec scolaire” à l’école primaire. Lyon: P. U. L., 1993.
LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia, Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 15-45, 2006. Disponível em <http://www.leffa.pro.br/textos/ trabalhos/obj_aprendizagem.pdf> Acesso em 18 maio de 2013.
LEMKE, J. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, vol. 49(2), p. 455-479, jul/dez 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tla/v49n2/09.pdf. Acesso em 6 nov. 2012.
ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. SP: Parábola, 2012(a). P. 11-32.
______. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA LOPES, L. P da. (org) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo, SP: Parábola, 2013, p. 163-196.
SANTAELLA, Lúcia. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal?. Revista de Computação e Tecnologia (ReCeT), v. 2, n. 1, p. 17-22, 2010. Disponível em <http://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852/2515>. Acesso em 20 nov. 2016.
THE NEW LONDON GROUP (Cazden, Courtney, Bill Cope, Mary Kalantzis et al.). A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, Cambridge, vol. 66, n.1, p. 60-92, spring 1996. Disponível em: <http://newlearningonline.com/~newlearn//wpcontent/
blogs.dir/35/files/2009/03/Multiliteracies_HER_Vol_66_1996.pdf>. Acesso em 6 nov. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Juliana Vegas Chinaglia, UNICAMP, Márcia Macêdo Mendonça, UNICAMP
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).