Engajamento com uma inteligência artificial no curso e-le en (form)acción
análise dos recursos semióticos pela metafunção interativa na perspectiva da gramática do design visual
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13026Palabras clave:
multimodalidade, material didático digital, jogo de realidade alternativa, inteligência artificialResumen
A multimodalidade é uma abordagem que possibilita a leitura e a interpretação do mundo, atribuindo-lhe diferentes significados. No universo das tecnologias digitais, a multimodalidade é perceptível aos olhos humanos, sobretudo no contexto dos jogos digitais, devido a criação de ambientes imersivos que possibilitam uma experiência enriquecedora ao jogador. É nesse âmbito que se situam os jogos de realidade alternativa (ARG), gênero que associa ficção à realidade em uma narrativa transmidiática, marcada por pistas e desafios. Neste estudo, analisamos em que medida os recursos semióticos utilizados no ARG, especialmente nos desafios, provocam o envolvimento docente na resolução dos problemas em um curso online de formação continuada para professores de espanhol. Os pressupostos teóricos que sustentam esta pesquisa são a Semiótica Social, a Gramática do Design Visual, a aprendizagem baseada em jogos e em gamificação, e o modelo de engajamento ARCS. Já a metodologia constitui-se como uma netnografia de abordagem qualitativa, com foco na análise dos sete desafios propostos ao longo do curso E-LE en (form)acción. Resultados revelam que é a associação dos recursos semióticos específicos de cada modo comunicacional mobilizado (oral, visual, gestual, sonoro e escrito) junto à representação de Dulce, personagem guia que aparece posicionada com olhos e corpo para frente, na altura dos olhos do docente, e em gradações de distâncias que revelam uma aproximação com o professor. Portanto, esses aspectos podem contribuir para focalizar a atenção do docente, a relevância do que lhe está sendo solicitado, sua confiança para desenvolver o desafio e sua satisfação em completá-lo.
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