Educação, Alteridade e Audiodescrição

Perspectivas dialógicas do olhar sobre a diversidade na prática pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10668

Palabras clave:

Acessibilidade comunicacional, Audiodescrição em contextos educacionais, Deficiência e alteridade, Prática pedagógica

Resumen

A reflexão trazida neste estudo contribui para se repensar a prática pedagógica em contextos educacionais a partir do viés da audiodescrição, enquanto recurso de acessibilidade comunicacional que amplia a compreensão de conteúdos visuais para pessoas com deficiência visual e outros públicos. Algumas contribuições teóricas convergentes com tal perspectiva são trazidas, no afã de elucidar questões prioritárias que perpassam o escopo do panorama que se deseja discutir, agregando-se ainda, ao debate, algumas proposições de caráter mais pragmático que pretendem ilustrar a adoção e a incorporação das estratégias acessíveis no âmbito educacional. Instaura-se, assim, um delineamento sobre a adoção de uma postura acessível por parte dos educadores, no sentido de incorporar a audiodescrição à prática pedagógica, visto que tal articulação contribuirá, decisivamente, para os processos de ensino e aprendizagem, bem como para a própria ampliação das relações dialógicas no contexto escolar e o consequente estabelecimento do princípio da alteridade entre todas as pessoas envolvidas nos processos educativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago de Lima Torreão Cerejeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Thiago Cerejeira é pedagogo, audiodescritor consultor e pesquisador na área da acessibilidade comunicacional e cultural, com ênfase na interface audiodescrição, arte e deficiência visual. Doutor e Mestre em Educação pela UFRN, com pós-graduação em Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola pela UFJF. Especialista em Educação Inclusiva pelo IFRN, em Mídias na Educação pela UERN e em Artes Visuais pelo SENAC. Membro da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade do Centro de Educação da UFRN. Integra a equipe do Projeto Urbanocine (Natal/RN) e é um dos idealizadores e realizadores dos podcasts "Luz, câmera, audiodescrição: a acessibilidade no audiovisual" e "Simbora fazer audiodescrição no teatro".

Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEESP), em Educação (PPGEd) e em Artes Cênicas (PPGARC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal

Citas

ALVES, Jefferson Fernandes. A audiodescrição no contexto escolar: a imagem sendo revelada pela palavra. In: VARELA, Maria da Conceição Bezerra; SILVA, Luzia Guacira dos Santos; KRANZ, Cláudia Rosana; ALVES, Jefferson Fernandes (orgs.). Educação inclusiva e formação continuada de professores: diálogos entre teoria e prática. Natal: EDUFRN, 2012. p. 87-103.

ARAÚJO, Vera Lúcia Santiago; ALVES, Soraya Ferreira. Tradução audiovisual acessível (TAVA): Audiodescrição, janela de Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada. Dossiê Tradução Audiovisual Acessível, v. 56, p. 305-315, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/SPwh3QMQcd8dwgvrFbJwkpN/?lang=pt#. Acesso em: 07 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138650164304021

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

CEREJEIRA, Thiago de Lima Torreão. A importância da audiodescrição e da acessibilidade na prática pedagógica. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Paulista, São Paulo, 2022.

CEREJEIRA, Thiago de Lima Torreão. Poéticas da voz e deficiência visual: o diálogo entre peça sonora, contação de histórias e audiodescrição na escola. 2020. 279 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

CEREJEIRA, Thiago de Lima Torreão; ALVES, Jefferson Fernandes. A audiodescrição como performance e a transcriação da cena teatral a partir da contação de histórias: uma proposta (per)formativa. In: MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos; SILVA, Luzia Guacira dos Santos (Orgs.). Pesquisa em educação especial: cenários de formação docente e de práticas pedagógicas inclusivas. João Pessoa: Ideia, 2021, p. 160-193. Disponível em: https://www.ideiaeditora.com.br/produto/pesquisa-em-educacao-especial-cenarios-de-formacao-docente-e-de-praticas-pedagogicas-inclusivas/. Acesso em: 06 jan. 2022.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana. (Org.) Educação inclusiva: cultura e cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, p. 15-35.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Educação: experiência e sentido).

LEYTON, Daina. Poéticas do Acesso: a acessibilidade como criação poética. In: GONZÁLEZ, Aldo. Museos e Inclusión: Perspectivas crítico-alternativas producidas desde Latinoamérica. Chile: Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva, 2022. p. 84-118.

MIANES, Felipe Leão. A audiodescrição vai à sala de aula: do desconhecimento à uma formação docente inclusiva. In: 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação, Anais... Canoas: Editora da Ulbra, p. 1-12, 2017.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes Editores, 2016.

SILVA, Katyuscia Maria da. A audiodescrição na formação de professores: um exercício de prática docente com imagens acessíveis. 2019. 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29176. Acesso em: 21 jul. 2022.

Publicado

2023-06-26

Cómo citar

CEREJEIRA, T. de L. T.; ALVES, J. F. Educação, Alteridade e Audiodescrição: Perspectivas dialógicas do olhar sobre a diversidade na prática pedagógica. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 66–78, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-10668. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10668. Acesso em: 23 nov. 2024.