Educação, Alteridade e Audiodescrição

Perspectivas dialógicas do olhar sobre a diversidade na prática pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10668

Palabras clave:

Acessibilidade comunicacional, Audiodescrição em contextos educacionais, Deficiência e alteridade, Prática pedagógica

Resumen

A reflexão trazida neste estudo contribui para se repensar a prática pedagógica em contextos educacionais a partir do viés da audiodescrição, enquanto recurso de acessibilidade comunicacional que amplia a compreensão de conteúdos visuais para pessoas com deficiência visual e outros públicos. Algumas contribuições teóricas convergentes com tal perspectiva são trazidas, no afã de elucidar questões prioritárias que perpassam o escopo do panorama que se deseja discutir, agregando-se ainda, ao debate, algumas proposições de caráter mais pragmático que pretendem ilustrar a adoção e a incorporação das estratégias acessíveis no âmbito educacional. Instaura-se, assim, um delineamento sobre a adoção de uma postura acessível por parte dos educadores, no sentido de incorporar a audiodescrição à prática pedagógica, visto que tal articulação contribuirá, decisivamente, para os processos de ensino e aprendizagem, bem como para a própria ampliação das relações dialógicas no contexto escolar e o consequente estabelecimento do princípio da alteridade entre todas as pessoas envolvidas nos processos educativos.

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Biografía del autor/a

Thiago de Lima Torreão Cerejeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Thiago Cerejeira é pedagogo, audiodescritor consultor e pesquisador na área da acessibilidade comunicacional e cultural, com ênfase na interface audiodescrição, arte e deficiência visual. Doutor e Mestre em Educação pela UFRN, com pós-graduação em Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola pela UFJF. Especialista em Educação Inclusiva pelo IFRN, em Mídias na Educação pela UERN e em Artes Visuais pelo SENAC. Membro da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade do Centro de Educação da UFRN. Integra a equipe do Projeto Urbanocine (Natal/RN) e é um dos idealizadores e realizadores dos podcasts "Luz, câmera, audiodescrição: a acessibilidade no audiovisual" e "Simbora fazer audiodescrição no teatro".

Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEESP), em Educação (PPGEd) e em Artes Cênicas (PPGARC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal

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Publicado

2023-06-26

Cómo citar

CEREJEIRA, T. de L. T.; ALVES, J. F. Educação, Alteridade e Audiodescrição: Perspectivas dialógicas do olhar sobre a diversidade na prática pedagógica. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 66–78, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-10668. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10668. Acesso em: 16 may. 2024.