A round of questions with members of Grupo de Trabalho Linguagem e Tecnologias (ANPOLL)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3859

Keywords:

language and technologies, research, theories, methodologies, teaching

Abstract

This text is the result of an interview conducted by the magazine Linguagem em Foco with researchers from the Language and Technologies Working Group (WG), from the National Association of Graduate Studies and Research in Letters and Linguistics (ANPOLL). We proposed, by e-mail, a round of three questions to all GT researchers. The questions were as follows: (1) from your perspective of studies and research, what would you say we lack to know about the relationship between language and technology? In other words, what theoretical, methodological, and / or practical gaps remain to be filled? (2) how far or how close are we to filling these gaps? What do we need to fill them? (3) in which the knowledge acquired with the mentioned researches would help the Language and Technology area, the teacher, the student, in short, the citizen? Of the twenty-six researchers who make up the WG, eleven teachers responded. The answers were organized in alphabetical order and arranged below each question in a sequential manner. The discussions compiled in this interview give us the dimension of the current research that is being done in the ​​Language and Technology area.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana Cristina Komesu, Universidade Estadual Paulista - Unesp

É docente e pesquisadora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de São José do Rio Preto e do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da mesma Instituição. É doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2005), tendo realizado estágio no exterior na Université de Paris XII, França (2002-2003). Fez pós-doutorado em Linguística Aplicada na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é coordenadora de rede internacional de pesquisa Literacies in Different Fields of Knowledge e membro pesquisador de projeto Universal/CNPq (2019-em andamento).

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina com estágio pós-doutoral realizado na Universidade de Genebra. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação e membro permanente dos Programas de pós-graduação em Linguística na linha de Linguística Aplicada (PPGEL) e em Educação na Linha de Educação e Linguagens (PPGE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Cnpq (PQ).

Marcelo El Khouri Buzato, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio pós-doutoral realizado na Universidade da Califórnia. Professor livre-docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Participa do GT Linguagem e Tecnologias da ANPOLL. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem, Tecnologias e Pós-humanidade/sociedade, do CNPq.

Raquel da Cunha Recuero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Comunicação e Linguística Aplicada, com ênfase em redes sociais na Internet, discurso mediado pelo computador e difusão de informações na Internet.

Roberta Varginha Ramos Caiado, Universidade Católica de Pernambuco - Unicap

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco com estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada pela UCPEL. Professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Editora chefe da Hipertextus Revista Digital, periódico científico do NEHTE - Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Digitais. Atualmente, coordena a Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Pernambuco.

Robson Santos de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco com estágio de pós-doutoral pela Universidade Federal do Ceará. Professor adjunto na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na área de Ciência da Computação e do programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) das Universidades de Pernambuco (UPE) e  UFRPE/UAG, com orientações desenvolvidas na área de multimodalidade e tecnologias educacionais.

Rodrigo Camargo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutor em Linguística (UFMG) com estágio na Universidade de Sevilha. Fez o estágio pós-doutoral na UFMG e na Universidade de Jyväskylä. Atua nos Programas de Pós-graduação e Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pesquisa linguagens, tecnologias e emoções em experiências de ensino e aprendizagem de línguas. Tem interesse em desdobramentos da cibernética e do pensamento sistêmico de Maturana para compreensão de inter-relações entre linguagem, cognição e cultura.

Rodrigo Esteves de Lima Lopes, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/Unicamp. Professor da Universidade Estadual de Campinas no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e Departamento de Linguística Aplicada (DLA), atuando na graduação e na pós-graduação. É coordenador do GT de Linguagens e Tecnologias da ANPOLL e vice-presidente da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL).

Suzi Marques Spatti Cavalari, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora de língua inglesa da UNESP. Na pós-graduação, atua na área de Linguística Aplicada, linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfocando principalmente os seguintes temas: aprendizagem em teletandem, autonomia e avaliação.

Valdir Silva, Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT

Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras (FALE/UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado do Mato Grosso. (UNEMAT) e do mestrado Interinstitucional em Letras. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA) e do projeto "Linguagem, redes sociais e dispositivos móveis: resiliência e adaptações nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas".

Vilson Leffa, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL

PhD em Linguística Aplicada. Doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade Católica de Pelotas, foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, em Irvine e da Universidade Federal de Pelotas. Foi duas vezes presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), atuou como coordenador da área de Artes e Letras na FAPERGS. Foi avaliador do Plano Nacional do Livro Didático em língua estrangeira, coordenador do GT de Linguística Aplicada da ANPOLL, líder de grupo de pesquisa do CNPq. Criou o Periódico Linguagem e Ensino.

Published

2020-08-28

How to Cite

KOMESU, F. C.; FINARDI, K. R.; BUZATO, M. E. K.; RECUERO, R. da C.; CAIADO, R. V. R.; DE OLIVEIRA, R. S.; ARAGÃO, R. C.; LOPES, R. E. de L.; CAVALARI, S. M. S.; SILVA, V.; LEFFA, V. A round of questions with members of Grupo de Trabalho Linguagem e Tecnologias (ANPOLL). Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 370–406, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3859. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3859. Acesso em: 22 jul. 2024.