METÁFORA E COGNIÇÃO: RESULTADO DE UM ESTUDO DE CASO
Keywords:
Poesia, Metáfora, Cognição, AdolescenteAbstract
O texto literário usa de todas as modalidades da língua e de toda a criatividade do falante, o que lhe assegura a condição de ser o mais metafórico, o mais plástico dentre todos os textos: utópico e ideológico; sincrônico e diacrônico; poético e referencial; erudito e popular; acadêmico e experimental. Esta refinadíssima variação nos faz compreendê-lo e interpretá-lo como um laboratório de infinitos ensaios cujos conteúdo/forma remetem-nos à origem da palavra poesia (poíesis): criação e ao conceito aristotélico de língua como energeia: força em ação, vigor. Este ensaio, cujo aporte se inscreve no contexto desta compreensão do texto literário, apresenta o resultado de um estudo de caso sobre a compreensão da metáfora literária por adolescentes de 13 a 15 anos.
Downloads
References
DELAS, D., FILLIOLET, J. Linguística e poética. São Paulo: Cultrix, 1975.
FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1991.
MARCUSCHI, L.A. O processo inferencial na compreensão de textos. Recife, 1989. Relatório final do projeto. Xerox.
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sociohistórico. São Paulo: Scipione, 1993.
FLAVELL, J.H. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Aldo de Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).