RECONFIGURAÇÕES DE PRÁTICAS DE SALA DE AULA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR
Keywords:
Representações, Trabalho docente, Tipo de discurso, Figuras de açãoAbstract
O objetivo de nosso trabalho é analisar, em uma formação continuada de educadores, como o professor reconfigura o seu agir e o agir do aluno como estratégia de reflexão e de transformação da sua prática docente. Para análise da reconfiguração do agir, utilizamos o quadro teórico-metodológico
do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2004), privilegiamos a noção de figura de ação interna (BULEA, 2009, 2010) e externa (BULEA, LEURQUIN E CARNEIRO, 2011). Para a constituição do corpus, coletamos os dados provenientes de uma formação de quarenta professores de Língua Materna, coordenada pelo grupo GEPLA. Neste trabalho, consideramos, especificamente, o discurso de um professor e analisamos apenas um dos nove encontros de formação de educadores. Para análise das representações, fazemos uma investigação do movimento discursivo do texto, ou seja, analisamos a rede enunciativa construída pelo professor no trabalho de reconfiguração de seu agir.
Downloads
References
BULEA, Ecaterina. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade; trad. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin e Lena Lúcia Espí¬ndola Rodrigues Figueiredo. Campinas: Mercado das Letras, 2010.___________; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga & CARNEIRO, Fábio Delano Vidal. O agir do professor e as figuras de ação: por uma análise interacionista, no prelo.
FAÏTA, D. Gêneros de discurso, gêneros de atividade,análise da atividade do professor. In: A.R.MACHADO (org.), O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, EDUEL, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Camila Maria Marques Peixoto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).