Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:
Algumas Considerações
Keywords:
teoria da ação, pragmática, educação, ensino de língua portuguesaAbstract
Este trabalho objetiva discutir, à luz da teoria crítica (cf. HORKHEIMER, 1975), compreendida como uma teoria de ação, o ensino de língua portuguesa na escola, apresentando algumas contribuições advindas da filosofia da linguagem, no campo da Pragmática. Ao abordar a teoria da ação no campo pedagógico e a contribuição dos estudos da pragmática para a educação, mais especificamente para o ensino de língua, buscou-se mostrar as consequências advindas desses estudos para a percepção sobre língua, sujeito e conteúdos programáticos. Tendo em vista esse deslocamento de visão nas formas de abordagem do ensino e aprendizagem de língua portuguesa, propôs-se uma conclusão que diz respeito à aplicação desse recorte teórico nas escolas.
Downloads
References
AUSTIN, J. L. “Performativo/constativo”. In: OTTONI, P. Visão Performativa da Linguagem. Campinas: Ed. UNICAMP, 1998[1962].
_____. How to do things with words. Oxford: Clarendon Press, 1962 [Quando dizer é fazer - Palavras e Ação (Trad. Danilo Marcondes de Souza Filho). Porto
Alegre: Artes Médicas, 1990[1962].
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º Ciclos: Apresentação dos Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Brasília: MEC/SEB, 2006.
BOUFLEUR, J. P. Pedagogia da Ação Comunicativa: uma Leitura de Habermas. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 1997.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília: Ed. UnB, 2001[1992].
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
HORKHEIMER, M. “Teoria tradicional e teoria crítica”. In: Textos Escolhidos. Os Pensadores. São Paulo: Victor Civita, 1975[1961].
KOCH, I. V. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 2009[1984].
LARROSA, J. “Desejo de realidade. Experiência e alteridade na investigação educativa”. In: BORBA, S.; KOHAN, W. (org.). Filosofia, Aprendizagem, Experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
NEVES, M. H. de M. Ensino de Língua e Vivência de Linguagem: Temas em Confronto. São Paulo: Contexto, 2010.
POSSENTI, S. Pragmática na Análise do Discurso. (mimeo).
RAJAGOPALAN, K. Por uma Linguística Crítica. Linguagem, Identidade e a Questão Ética. São Paulo: Parábola, 2003.
SANTOS, B. de S. A Crítica da Razão Indolente. Contra o Desperdício da Experiência. São Paulo: Cortez, 2009.
WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. São Paulo: Victor Civita, 1975
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Sandra Helena de Melo, UFRPE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).