Da Língua-Objeto à Práxis Linguística: Desarticulações e Rearticulações Contra Hegemônicas
Keywords:
língua, corpo, identidade, descolonização do conhecimento, práxisAbstract
Neste artigo, examino a noção de “língua” à luz de um conjunto crítico de estudos contra hegemônicos sobre corpo, identidade e linguagem. Tal exame incorre necessariamente na descolonização e desmodernização do pensamento sobre linguagem, já que a ideologia moderna e colonial dividiu as práticas linguísticas em objeto e seu sobejo, performativamente inventando a “língua” como um fato, e empurrando a prática/ação para fora dos limites dos estudos linguísticos.
Defendo que o conjunto examinado pode ser compreendido a partir de três operações: desarticulação da língua-objeto, rearticulação dos conhecimentos locais e rearticulação da língua como práxis.
Downloads
References
ANZALDÚA, G. Como domar uma língua selvagem. (Trad. Joana Plaza Pinto e Karla Cristina dos Santos). Cadernos de Letras da UFF, Niterói, n. 39, pp. 297-
309, 2009.
CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 28, pp. 77-95,
abr. 2005.
CASTRO-GÓMEZ, S. “Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In: LANDER, E. (org.). A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais. (Trad. Julio Cesar Casarin Barroso Silva). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociais – Clacso, 2005.
CLASTRES, P. A Sociedade contra o Estado: Pesquisas de Antropologia Política. (Trad. Theo Santiago). São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
COLLIN, F. Textualidade da liberação: Liberdade do texto. Revista Estudos Feministas. Rio de Janeiro, n. esp., pp. 142-150, out.1994.
FANON, F. “O negro e a linguagem”. In: FANON, F. Pele Negra, Máscaras Brancas. (Trad. Renato da Silveira). Salvador: EDUFBA, 2008.
GONZALES, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje. Anpocs, pp. 223-244, 1984.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Volume 1. (Ed. e trad. Carlos Nelson Coutinho). 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
GROSFOGUEL, R. The epistemic decolonial turn: beyond political-economy paradigms. Cultural Studies. V. 21, n. 2-3, pp. 211-223, mar./mai. 2007.
HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu. Campinas, n. 5, pp. 7-41, 1995.
hooks, b. Linguagem: ensinar novas paisagens/novas linguagens. (Trad. Carlianne Paiva Gonçalves, Joana Plaza Pinto e Paula de Almeida Silva). Revista Estudos
Feministas. Florianópolis, V. 16, n. 3, pp. 857-864, dez. 2008.
MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. “Disinventing and reconstituting languages”. In: MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (Ed.). Disinventing and Reconstituting Languages. Clevedon: Multilingual Matters, 2007.
MAKONI, S.; SMITHERMAN, G.; BALL, A.F.; SPEARS, A. K. “Introduction: toward Black Linguistics”. In: MAKONI, S.; SMITHERMAN, G.; BALL, A.F.;
SPEARS, A. K. (Ed.). Black Linguistics: Language, Society and Politics in Africa and the Americas. New York: Routledge, 2003.
MIGNOLO, W.D. Histórias Locais / Projetos Globais: Colonialidade, Saberes Subalternos e Pensamento Liminar. (Trad.: Solange Ribeiro de Oliveira). Belo
Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
PENNYCOOK, A. “The myth of English as an international language”. In: MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (ed.). Disinventing and Reconstituting
Languages. Clevedon: Multilingual Matters, 2007.
PINHO, O. de A. Qual é a identidade do homem negro? Democracia Viva. n. 22, pp. 64-69, jun.-jul. 2004.
PINTO, J. P. Conexões teóricas entre performatividade, corpo e identidades. D.E.L.T.A. V. 23, n. 1, São Paulo, pp.1-26, 2007.
PINTO, J. P. “Práticas contra-disciplinares na produção do conhecimento lingüístico”. In: MAGALHÃES, J. S. de e TRAVAGLIA, L.C. (org). Múltiplas Perspectivas em Linguística. Uberlândia: Edufu, 2008. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_505.pdf; acesso em 27 out. 2008.
PINTO, J. P. As Armadilhas da Referência e o Mal-Entendido – Problemas de Alguns Pressupostos Teóricos. 1998. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)
– Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 1998.
SALES JR., R. Democracia racial: o não-dito racista. Tempo Social. São Paulo, V. 18, n. 2, pp. 229-258, nov. 2006.
TORO, C. Q. En qué anda la historia de la ciencia y el imperialismo? Saberes locales, dinâmicas coloniales y el papel de los Estados Unidos en la ciencia en el
siglo XX. Historia Crítica. Bogotá, n. 31, pp. 151-172, jan.-jun. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Joana Plaza Pinto, UFG
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).