ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO NEGRO EM FORMA DE GRAFITE: QUESTIONANDO SENTIDOS DOMINANTES ATRAVÉS DO DISCURSO MULTIMODAL
Keywords:
Racismo, Análise do Discurso Crítica, Discurso MultimodalAbstract
O racismo contra negros no Brasil é um problema latente, provocador e complexo, por mais que alguns setores sociais tentem tornar invisível tal situação. Essa realidade torna essa pesquisa relevante por esta levantar questões críticas a respeito das constituições dos sujeitos e seus discursos acerca do racismo, mas, principalmente por abranger o discurso que está inserido em práticas sociais tensas de resposta ao discurso dominante e estabelecedor de relações assimétricas de poder. A partir da Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough (2001), da Gramática do Design Visual de Gunther Kress e van Leeuwen (2006) e da concepção de texto de Hanks (2008), realizamos a análise crítica de três imagens (grafites) presentes em espaços públicos (muro e calçada) na rua Juvenal Galeno (Bairro do Benfica) e na avenida Treze de Maio (Bairro de Fátima), na cidade de Fortaleza - CE. Buscamos, assim, relacionar as implicações desses três referenciais teóricos na nossa análise: a definição de discurso, enquanto prática social, de Fairclough, aliada à sua concepção de texto como formação social, o processo conceitual simbólico sugestivo da Gramática do Design Visual e a concepção dinâmica de texto proposta por Hanks. O conjunto visual formado por texto e imagem nos grafites revela o discurso multimodal de um movimento negro que busca questionar os sentidos impostos pelo discurso racista dominante. Ao contrário do que o senso comum defende, os grafites são construções fecundas de sentido que produzem subjetividades e podem transformar o imaginário social.
Downloads
References
ALMEIDA, D. B. Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramentos. In: KARWOSKI, A. M. GAYDECZKA, B; BRITO,K. S. (orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2005, p. 159-177.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília, Editora da UNB, 2001.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: British Library Cataloguing in Publication Data, 1985.
HANKS, W. F. Texto e textualidade. In: BENTES, A. C.; REZENDE, Renato C.; MACHADO, Marco A. R. (Org.). Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008, p. 118-168.
JEWITT, C. (org.). Handbook of Multimodal Analysis. London: Routledge, 2009.
KRESS, G. VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: the modes and the media of contemporary communication. London: Edward Arnold, 2001.
KRESS, G. VAN LEEUWEN, T. Reading images: the Grammar of visual design. London: Routlegde, 2a.Edition, 2006.
MAGALHÃES, C. Interdiscursividade e conflito entre discursos sobre raça em reportagens brasileiras.Revista Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. especial, p. 35-60, 2004.
RESENDE, V.de M. RAMALHO, V. Análise do discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
RINK, A. Grafite: intervenção urbana e arte. Curitiba: Appris, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Geórgia Maria Feitosa e Paiva, Hiran Nogueira Moreira, Francisca Poliane Lima de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).