PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIA MÓVEL EM SALA POR PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS
Keywords:
Tablets, EFL, Instituto de línguas, Barreiras ao uso de tecnologia, Incentivos ao uso de tecnologia, Crenças, Integração de tecnologia, Tecnologia em sala, TICsAbstract
O presente trabalho avalia a implementação do uso de tablets em um instituto de língua especializado no ensino da língua inglesa. A coleta de dados foi efetuada através de questionário online formulado via google forms enviado aos docentes através de e-mail . Os resultados apontaram a existência de barreiras, incentivos, bem como a existência de crenças tradicionais no discurso dos professores. A formação continuada se torna necessária, mas com um elemento a mais. Este, talvez seja a chave para que a diminuição de barreiras se torne possível.
Downloads
References
CANTINI Marcos C. e al. O Desafio do Professor Frente as Novas Tecnologias. In: EDUCERE - Congresso de Educação da PUCP. 6, 2001, Curitibá Paraná Anais p 875 - 883. Disponível em <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-081-TC.pdf>. Acesso em 25 set 2015
CUNHA, Maira Darido da. O uso das TICs em sala de aula: a voz dos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo (2014) 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/126349>.
BINGIMLAS, Khalid A. Barriers to Successful Integration of ICT in Teaching and Learning Environments: A Review of the Literature (2009) Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education 5(3), 235-245. Disponível em <http://www.ejmste.com/v5n3/eurasia_v5n3_bingimlas.pdf> acesso em 24 set 2015.
BRITISH EDUCATIONAL COMMUNICATIONS AND TECHNOLOGY AGENCY (BECTA) A Review of the Research Literature on Barriers to the Uptake of ICT by Teachers (2004) Disponível em: <http://dera.ioe.ac.uk/1603/1/BECTA_2004_barrierstouptake_litrev.pdf> acesso em 24 de set 2015.
ERTMER Peg e OTTENBREIT-LEFTWICH Anne T. Teacher Technology Change: How knowledge, beliefs, and culture interesect (2009) Disponível em: <http://www.edci.purdue.edu/ertmer/docs/aera09_ertmer_leftwich.pdf> acessado em 19 ago 2015.
GAVER W. W Technology Affordances (1991). Disponível em: <https://www.lri.fr/~mbl/Stanford/CS477/papers/Gaver-CHI1991.pdf> acessado em 19 fev 2017.
GOKTAS Yuksel YILDIRIM Soner e YILDIRIM Zahide Main Barriers and Possible Enablers of ICTs Integration into Pre-service Teacher Education Programs (2009) Educational Technology & Society, 12 (1), 193–204 Disponível em <http://www.ifets.info/journals/12_1/15.pdf> Acessado em 25 set 2015.
MEIRELES, Andreza Jesus. Criando uma Aquarela: A Formação de Professores no Uso de TICs na Aula de Língua Estrangeira. 2011. 245 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/7395> acessado em 19/02/2017.
MISHRA Punya, DIRKIN Kathryn and CAVANAUGH Shane Teachers, Learning Theories, and Technology (2007). In M. Girod & J. Steed (Eds.), Technology in the college classroom. Stillwater, Oklahoma: New Forums Press. p. 55 – 75.
MISHRA Punya. e KOEHLER Matthew J.Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge (2006) Teachers College Record Volume 108, Number 6, June 2006, pp. 1017–1054
MUNTAZ, Shazia Factors Affecting Teachers’ Use of Information and Communications Technology: a review of the literature (2000) Journal of Information Technology for Teacher Education, 9:3, 319-342. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1080/14759390000200096> acessado em 18 ago 2014.
RAMASUBRAMANIAN, Laxmi. Digital Revolution. In:______Geographic Information Science and Public Participation , 1a.ed. New York, NY: Springer, 2008. Cap 2 p 19 - 30.
RIBEIRO Ana Carolina R Letramento digital: uma abordagem através das competências na formação docente (2013) 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre / RS - Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/72140> Acesso em 15 de jul de 2016
ROBY, Warren B. Technology in the Service of Foreign Language Learning: The Case of the Language Laboratory . In: ______JONASSEN, David H. Research on Educational Communications and Technology. 2a. ed. New Jersey, NJ: Lawrence Erlbaum Associates Inc., 2004. Cap. 19 p 523 - 541. Disponível em:<http://www.aect.org/edtech/19.pdf> acessado em dez/ 16.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform (1987). Harvard Educational Review, 57(1), 1–22 Disponível em: <https://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf> Acessado em 18 ago 2014
STANHOPE Daniel S. & CORN Jenifer O.Acquiring Teacher Commitment to 1:1 Initiatives: The Role of the Technology Facilitator (2014) Journal of Research on Technology in Education, 46:3, 252-276 Disponível em <http://dx.doi.org/10.1080/15391523.2014.888271> acessado em 18 ago 2014
VEEN, Wim The Role of Beliefs in the Use of Information Technology: implications for teacher education, or teaching the right thing at the right time. Journal of Information Technology for Teacher Education, 2:2, 139-153, DOI: 10.1080/0962029930020203. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1080/0962029930020203> acessado em 18 ago 2014.
WISKE, Martha S. e outros. How technology affects teaching (1988) disponível em http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED296706.pdf acessado em out de 2014
ZHAO, Yong What teachers need to know about technology? Framing the question (2003). Disponível em <https://csed40293a.files.wordpress.com/2007/05/zhaobookintro.pdf> acessado em out 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi, UEL, Silvia Regina Akiko Heshiki, UEL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).