A audiodescrição nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10620Keywords:
Audiodescrição na Escola, Educação Inclusiva, Deficiência visualAbstract
Este artigo tem como objetivo compreender e analisar o uso da audiodescrição nos processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual na Educação Básica. Tendo nos estudos Culturais em Educação a principal corrente teórica empregada, utilizo autores e autoras que tematizam a educação inclusiva para pessoas com deficiência visual, como por exemplo Vigotski (2011), e Motta (2016) para analisar a audiodescrição como ferramenta pedagógica, dentre outras leituras e documentos. Além disso, para a coleta de dados foram realizados minicursos e entrevistas com professores de Educação Básica. Como resultado, foi possível notar que é cada vez mais necessária a inserção da audiodescrição nas políticas e praticas inclusivas para alunos cegos ou com baixa visão, já que os estímulos visuais são cada vez maiores e mais amplos, bem como, é preciso haver formação inicial e continuada para os docentes utilizarem da melhor forma a audiodescrição nos processos de ensino, além de ações para conscientizar toda a comunidade escolar para a importância deste recurso.
Downloads
References
CORREIA, Luís de Miranda; RODRIGUES, Armando. Alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares. Porto: Porto Editoras, 1997.
CRUZ, Ana Maria Lima. A audiodescrição na mediação de alunos com deficiência visual no Ensino Médio. 2016. 187 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
DIAS, Marian Ávila de Lima e; ROSA, Simone Conceição; ANDRADE, Patrícia Ferreira. Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação. Psicol. USP, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 453-463, dez. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/109981. Acesso em: 23 abril 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-656420140017
FRANCO, Eliana Paes Cardoso. Audiodescrição e deficiência intelectual: um estudo sobre o papel do usuário. Inventário. v. 21, p. 1-18. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/2745. Acesso em: 12 jan. 2019.
MICHELS, Lisia Regina Ferreira; SILVA, Mara Cristina Fortuna da. A audiodescrição na escola. In: CARPES, Daiana Stockey. Audiodescrição: Práticas e reflexões. Santa Cruz do Sul: Catarse, 2016. p. 116-132. Disponível em: https://editoracatarse.com.br/site/wp-content/uploads/2016/02/Audiodescri%C3%A7%C3%A3o-pr%C3%A1ticas-e-reflex%C3%B5es.pdf. Acesso em: 23 abril 2017.
MENDONÇA, Fabiana Luzia de Rezende; SILVA, Daniele Nunes Henrique. A formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologia. Cad. Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, p. 508-526, set. 2015. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3274. Acesso em: 12 maio 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143274
MOTTA, Livia Maria Villela de Mello. A audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes, 2016.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. (Tradução Denise Regina Saler, Marta Kohl de Oliveira e Priscila Nascimento Marques). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 863-869, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/x987G8H9nDCcvTYQWfsn4kN/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 maio 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400012
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Felipe Leão Mianes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).