O FAZER PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM, DO DISCURSO E DA PERFORMANCE NO CONTEXTO DE ENSINAGEM MÓVEL

Autores

  • Vanessa Moreno Mota UFRJ
  • Christine Nicolaides UFRJ

Palavras-chave:

Pesquisa, Linguagem, Ensinagem Móvel

Resumo

Este artigo visa discutir sobre o fazer pesquisa em Linguística Aplicada, tida como uma área que atravessa fronteiras disciplinares na contemporaneidade (SIGNORINI, 1998/2004; PENNYCOOK, 2006) e que considera os sujeitos como seres heterogêneos, fragmentados e fluidos (MOITA LOPES, 2006). Devido ao uso de tecnologias móveis no processo de ensinagem, que se considere os impactos da linguagem – não tida como essencialista e cristalizada – e cultura (KRAMSCH, 2014)
na constituição dos sujeitos, assim como os contextos micro e macro (BLOMMAERT, 2005) nas performances discursivas dos aprendizes, enquanto eles co-constroem o conhecimento com o uso de diferentes recursos multissemióticos (ROJO, 2013) nas relações dialógicas (FARACO, 2009).

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

MOTA, V. M.; NICOLAIDES, C. O FAZER PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM, DO DISCURSO E DA PERFORMANCE NO CONTEXTO DE ENSINAGEM MÓVEL. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 11–24, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1361. Acesso em: 22 dez. 2024.