Acesso Lexical na Leitura

Síntese de achados a partir de estudos de rastreamento ocular e suas implicações para a alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-7433

Palavras-chave:

Leitura, Reconhecimento visual das palavras, Rastreador Ocular, Modelo de Dupla Rota em Cascata, Modelo Iterativo de Percepção

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o reconhecimento visual da palavra e o acesso lexical na leitura, descrevendo as etapas desse processo e integrando o conhecimento proveniente de estudos da Psicologia Cognitiva (modelos que explicam o processamento de leitura de palavras) e da Psicolinguística (que avaliam as variáveis linguísticas que afetam o processamento lexical), focalizando os achados obtidos por meio da técnica de rastreamento ocular. As etapas de reconhecimento da informação gráfica (processamento ortográfico) bem como o acesso aos aspectos fonológico, morfológico e semântico do processamento da palavra são sintetizado e discutido. Pretende-se que esta síntese, que inclui exemplos e esquemas gráficos, possa facilitar o acesso dessa informação por educadores envolvidos na alfabetização. O artigo traz os processos cognitivos que leitores proficientes usam a fim de reconhecer e pronunciar palavras individualmente. Ele contempla primeiramente o trabalho dos olhos durante a leitura, focando nas palavras de uma sentença, e a relação do movimento ocular com a materialidade linguística, além de especificar como o rastreador ocular registra o comportamento dos olhos. Em seguida discorre sobre os processos sublexicais e lexicais do processamento da palavra, apresentando dois modelos teóricos (Modelo Iterativo de Percepção e o Modelo de Dupla Rota em Cascata.), até a integração da palavra à sentença e ao discurso.

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Publicado

2022-03-11

Como Citar

FONSECA, M. C. M.; LUKASOVA, K.; CARTHERY-GOULART, M. T. Acesso Lexical na Leitura: Síntese de achados a partir de estudos de rastreamento ocular e suas implicações para a alfabetização. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 230–251, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-13-7433. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/7433. Acesso em: 16 maio. 2022.