Conhecimento da relação grafema-fonema no contexto do multilinguismo

O acesso lexical é seletivo ou não-seletivo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-7387

Palavras-chave:

Sistemas de Escrita, Acesso Lexical, Multilinguismo, Priming Fonológico

Resumo

O presente estudo investiga o compartilhamento de informações fonológicas e a seletividade no acesso lexical em indivíduos bilíngues português brasileiro-inglês não balanceados, falantes de coreano como L3. Participantes realizaram uma tarefa de nomeação de palavras que utilizou primes da L2 com palavras-alvo da L3 em assincronias de inicio de estímulo (SOA) de 140ms e 250ms. Os resultados mostram um efeito de facilitação significativo na nomeação de palavras-alvo precedidas por um prime em inglês, em comparação aos primes controle. Além disso, um efeito de facilitação significativo também foi observado em tentativas em que os primes foram apresentados em SOAs de 250ms em relação a SOAs de 140ms. Em conjunto, os resultados indicam que o conhecimento da relação grafema-fonema em inglês (L2) dos participantes estava ativo durante a leitura em voz alta de palavras em coreano (L3), o que indica uma não seletividade no acesso lexical e um léxico mental compartilhado entre as línguas.

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Biografia do Autor

Luiza de Melo Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Luiza de Melo Carvalho is an MA candidate in the Graduate Program in English, Federal University of Santa Catarina (UFSC). Florianópolis – SC.

Mailce Borges Mota, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mailce Borges Mota (PhD in English, UFSC) is full professor in the Department of Foreign Languages and Literatures at the Federal University of Santa Catarina. Florianópolis – SC

Pietra Cassol Rigatti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pietra Cassol Rigatti has a Master's Degree in Languages from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Currently she is a PhD candidate in Linguistics at Universidade Federal de Santa Catarina. (UFSC); Florianópolis – SC.

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Publicado

2022-03-11

Como Citar

CARVALHO, L. de M.; MOTA, M. B.; RIGATTI, P. C. Conhecimento da relação grafema-fonema no contexto do multilinguismo: O acesso lexical é seletivo ou não-seletivo?. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 22–36, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-13-7387. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/7387. Acesso em: 14 nov. 2024.