Conhecimento da relação grafema-fonema no contexto do multilinguismo
O acesso lexical é seletivo ou não-seletivo?
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-7387Palavras-chave:
Sistemas de Escrita, Acesso Lexical, Multilinguismo, Priming FonológicoResumo
O presente estudo investiga o compartilhamento de informações fonológicas e a seletividade no acesso lexical em indivíduos bilíngues português brasileiro-inglês não balanceados, falantes de coreano como L3. Participantes realizaram uma tarefa de nomeação de palavras que utilizou primes da L2 com palavras-alvo da L3 em assincronias de inicio de estímulo (SOA) de 140ms e 250ms. Os resultados mostram um efeito de facilitação significativo na nomeação de palavras-alvo precedidas por um prime em inglês, em comparação aos primes controle. Além disso, um efeito de facilitação significativo também foi observado em tentativas em que os primes foram apresentados em SOAs de 250ms em relação a SOAs de 140ms. Em conjunto, os resultados indicam que o conhecimento da relação grafema-fonema em inglês (L2) dos participantes estava ativo durante a leitura em voz alta de palavras em coreano (L3), o que indica uma não seletividade no acesso lexical e um léxico mental compartilhado entre as línguas.
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