Inclusão e letramento digital na educação de jovens e adultos

Uma análise teórica sob a perspectiva decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4053

Palavras-chave:

Letramento Digital, Educação de Jovens e Adultos, Pedagogia Decolonial

Resumo

O presente artigo caracteriza-se como um estudo teórico-conceitual que procura promover aproximações entre os campos de estudos do letramento, da inclusão digital e da educação de jovens e adultos (EJA). O artigo propõe-se a verificar possibilidades e limites de se adotar uma perspectiva decolonial para a reflexão sobre o letramento digital na educação de jovens e adultos. Os conceitos de inclusão digital, letramento e EJA são compreendidos, cada um em seu campo, sob o enfoque crítico. A EJA em uma perspectiva não compensatória, a inclusão digital em uma perspectiva não instrumental e o letramento a partir do modelo ideológico. O intertexto entre os diferentes campos permitiu concluir que são profícuas as possibilidades de compreensão dos três campos sob o enfoque decolonial e que estudos de caso podem contribuir para verificar empiricamente o potencial transgressor da perspectiva decolonial na inclusão e letramento digital na EJA.

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Publicado

2020-09-21

Como Citar

JOAQUIM, B. dos S.; VÓVIO, C. L.; PESCE, L. Inclusão e letramento digital na educação de jovens e adultos: Uma análise teórica sob a perspectiva decolonial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 248–268, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4053. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4053. Acesso em: 25 dez. 2024.