Letramento digital e currículo na educação a distância

Uma análise da proposta político-pedagógica para a formação de professores em um curso de Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4049

Palavras-chave:

Educação a Distância, Licenciatura, Projeto Político-Pedagógico, Tecnologias Digitais

Resumo

As demandas pelo uso de tecnologias digitais no ensino estão cada vez mais explícitas, dado o atual contexto social e econômico. Entretanto, parece que elas ainda encontram obstáculos para se inserirem nos ambientes educacionais. Em parte, um dos motivos pode estar relacionado à formação docente. A partir dessa premissa, este texto apresenta os resultados de uma pesquisa conduzida com o propósito de verificar como um curso de Letras se propõe a formar professores letrados digitalmente, capazes de formar alunos igualmente letrados. A fundamentação teórica apoia-se, sobretudo, na perspectiva teórica do letramento digital. O estudo é de natureza qualitativa, realizado a partir dos procedimentos da pesquisa documental e da análise de conteúdo. Os resultados mostram que o letramento digital está presente no projeto político-pedagógico, porém, com uma visão mecanicista da tecnologia, destituída de um viés crítico que leve os professores em formação a se apropriarem de maneira criativa das ferramentas digitais.

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Publicado

2020-09-21

Como Citar

RODRIGUES, A. B.; GOMES, F. W. B. Letramento digital e currículo na educação a distância: Uma análise da proposta político-pedagógica para a formação de professores em um curso de Letras. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 109–128, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4049. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4049. Acesso em: 3 dez. 2024.