Diversidade Humana e Suas Complexidades

Um Olhar Sobre as Identidades dos Surdos da Comunidade de Viçosa-MG

Autores

  • Fúlvia Ventura Leandro
  • Michelle Nave Valadão
  • Rita de Cássia Pereira Farias

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2936

Palavras-chave:

Surdez, Libras, Identidades surdas

Resumo

O presente artigo trata de uma reflexão sobre as identidades do sujeito surdo, verificando aspectos ligados à negação ou aceitação da surdez e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público pesquisado foi composto por quatro surdos adultos participantes de um projeto de extensão na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. A abordagem metodológica foi qualitativa, embasada em um estudo de caso, cuja coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas. O processo investigativo revelou que os participantes da pesquisa passaram por processos de oralização na infância e na adolescência e conheceram a Libras na fase adulta. Na ocasião da pesquisa, um deles assumia a identidade surda, dois deles estavam em processo transição, passando a assumir sua identidade como surdo, enquanto um deles tinha a identidade surda incompleta. Todos reconheceram que a Libras trouxe um novo significado para suas vidas. Conclui-se que os surdos vivenciam situações cotidianas em que a negação e a aceitação da surdez estão relacionadas à forma como são interpelados em um contexto marcado por preconceitos que geram obstáculos quanto à sua inserção na sociedade, dada a dificuldade de comunicação com os ouvintes. Nesse sentido, todos os sujeitos da pesquisa afirmaram que se a sociedade ouvinte conhecesse e usasse a Libras como língua oficial do País, as experiências vivenciadas teriam uma conotação positiva.

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

LEANDRO, F. V.; VALADÃO, M. N.; FARIAS, R. de C. P. Diversidade Humana e Suas Complexidades: Um Olhar Sobre as Identidades dos Surdos da Comunidade de Viçosa-MG. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 43–58, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2936. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2936. Acesso em: 26 abr. 2024.