Diversidade Humana e Suas Complexidades
Um Olhar Sobre as Identidades dos Surdos da Comunidade de Viçosa-MG
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2936Palavras-chave:
Surdez, Libras, Identidades surdasResumo
O presente artigo trata de uma reflexão sobre as identidades do sujeito surdo, verificando aspectos ligados à negação ou aceitação da surdez e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público pesquisado foi composto por quatro surdos adultos participantes de um projeto de extensão na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. A abordagem metodológica foi qualitativa, embasada em um estudo de caso, cuja coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas. O processo investigativo revelou que os participantes da pesquisa passaram por processos de oralização na infância e na adolescência e conheceram a Libras na fase adulta. Na ocasião da pesquisa, um deles assumia a identidade surda, dois deles estavam em processo transição, passando a assumir sua identidade como surdo, enquanto um deles tinha a identidade surda incompleta. Todos reconheceram que a Libras trouxe um novo significado para suas vidas. Conclui-se que os surdos vivenciam situações cotidianas em que a negação e a aceitação da surdez estão relacionadas à forma como são interpelados em um contexto marcado por preconceitos que geram obstáculos quanto à sua inserção na sociedade, dada a dificuldade de comunicação com os ouvintes. Nesse sentido, todos os sujeitos da pesquisa afirmaram que se a sociedade ouvinte conhecesse e usasse a Libras como língua oficial do País, as experiências vivenciadas teriam uma conotação positiva.
Downloads
Referências
BERLATTO, O. A construção da identidade social. Revista do Curso de Direito da FSG, v. 3, n. 5, p. 141-151, 2009. Disponível em: file:///C:/Users/F%C3%BAlvia/Desktop/242-760-1-PB.pdf. Acesso em: 18 maio. 2016.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: DF, 2005.
DIZEU, L; CAPORALI, S. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação e Sociedade, v. 26, n. 91, p. 583-597, 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a14v2691.pdf. Acesso em: 03 de janeiro de 2017.
FIGUEIREDO, M. M. O. De. Auto Isolamento Ou Exclusão? As Diferentes Visões Sobre Os Surdos. Monografia apresentada à Faculdade Santa Helena, Recife 2010. Disponível em: http://www.suvag.org.br/arquivos/mmof.pdf. 05 de janeiro de 2017.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução: Mathias Lambert. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10ª ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
IBGE. Censo demográfico 2010 - Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro, HUCITEC-ABRASCO, 1992.
MOSER, F.; DAMKE, C. A construção da identidade na e pela linguagem the construction of theidentity in the and by the language. Revista Travessias, v. 6, n. 15, p. 428-447, 2012.
OLIVEIRA, Z. S. de; SANTOS, T. dos A. da S. Implante Coclear: Limites e Benefícios. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Maringá. 2010.
PERLIN, G. A surdez um olhar sobre as diferenças: Identidades surdas. 6.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
QUADROS, R. M. Políticas linguísticas e educação de surdos em Santa Catarina: espaço de negociações. Cadernos CEDES. Campinas, v. 26, n. 69, p. 141- 161, 2006.
SÁ, N. L. de. A produção de significados sobre a surdez e sobre os surdos: práticas discursivas em educação. Porto Alegre: UFRGS/FACED/PPGEDU, 2001. (Tese de doutorado).
SILVA, M. do S. Um Olhar Sobre A Identidade Surda. Fórum Nacional de Crítica Cultural 2 Educação básica e cultura: diagnósticos, proposições e novos agenciamentos 18 a 21 de novembro de 2010.
SKLIAR, C. (Org). A surdez um olhar sobre as diferenças. 6ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2013.
SOUZA, R. M. Que palavra que te falta? Linguística e educação: considerações epistemológicas a partir da surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
STROBEL, K. L. História Dos Surdos: Representações “Mascaradas” Das Identidades Surdas. In: Ronice Müller de Quadros e Gladis Perlin (Orgs). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fúlvia Ventura Leandro, Michelle Nave Valadão, Rita de Cássia Pereira Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).