Ressonâncias de uma Concepção “Desgenerizada” de Linguagem no Discurso de Licenciandos de Língua Estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2935Palavras-chave:
gêneros discursivos, ensino/aprendizagem de línguas, formação docenteResumo
Este artigo discute a vinculação da teoria bakhtiniana de gêneros (BAKHTIN, 2011 [1953/1979]) com o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. A fim de ilustrarmos nosso debate, apresentamos, através de produções escritas, discursos de alunos da disciplina Prática de Ensino de Espanhol do curso de licenciatura em Letras de uma IES pública localizada no município do Rio de Janeiro. Tais produções refletem um tratamento “desgenerizado” (Fanjul, 2012) da abordagem de gênero em sala de aula, que acaba por ensejar um abandono da materialidade verbal, desprezando-se, assim, os elementos linguísticos, gramaticais e textuais. A tendência pedagógica a esse tipo de abordagem revela não só uma leitura redutora da perspectiva bakhtiniana, mas também ressonâncias discursivas (SERRANI, 2010) que impactam a concepção de linguagem dos docentes em formação, na medida em que desconsideram o atravessamento das dimensões composicionais e estilísticas na reflexão sobre os gêneros do discurso. Além disso, refletimos acerca da maneira como o discurso teórico sobre os gêneros no âmbito pedagógico vem contribuindo para o favorecimento de uma zona de desenvolvimento proximal (VIGOTSKI, 1991).
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