O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
Palavras-chave:
Gênero textuais, Retextualização, Ensino a distânciaResumo
Neste artigo, propomos uma discussão sobre a escrita de materiais didáticos destinados à Educação a Distância, cuja retextualização seja a base de todo o processo de produção e elaboração de texto nos ambientes virtuais de aprendizagem. No contexto da Educação a Distância, os professores são os produtores de suas webaulas, portanto têm de ser capazes de escrever webaulas adequadas considerando os aspectos linguísticos e multimodais típicos do novo suporte e da nova situação de interação. Este processo de escrita se trata de uma atividade de retextualização (aula falada para aula escrita), a qual envolve operações complexas de linguagem e que descrevemos neste trabalho.
Downloads
Referências
ARETIO, L.G. Características de la producción de materiales para la formación a distância. In: SALINAS,AGUADED ECABERO (coords).Tecnologías para la Educación: diseño, producción y evaluación de medias para la formación docente. Madrid, Alianza Editorial. 5ª edição. 2011.
BURBULES, N. Rhetorics of the Web: Hyperreading and Critical Theory. Page to Screen: Taking Literacy into the Electronic Era. SNYDER, I. (Ed.). London: Routledge, 1997.
CABRAL, A. L. T. Produção de material didático para cursos a distância: coesão e coerência. In: CABRAL, ELIAS, MARQUESI(orgs.).Interações Virtuais: perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a Distância. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.
CABRAL, A. L. T & CAVALCANTE, A. F. Linguagem escrita. In: CARLINI, A. L & TARCIA, R. M. L. 20% a distância: e agora?: orientações práticas para o uso de tecnologia de educação a distância. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
CAMPÀS, J. El hipertexto. Barcelona: Editorial UOC, 1ª edição, 2007.
FRANCO, M. D. G & HUEROS, A. D. Diseño y producción de paginas web educativas. In: SALINAS,AGUADED ECABERO (coords).Tecnologías para la Educación: diseño, producción y evaluación de medias para la formación docente. Madrid, Alianza Editorial. 5ª edição. 2011.
MARCUSCHI. L.A. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. 7. Ed. São Paulo:Cortez, 2007.
MATTAR. J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
PEDRUELO, M. R. Metodología docente y materiales didácticos para la enseñaza a distancia. Valencia: DidRed, 2007.
RODRÍGUEZ DA LAS HERAS. El tercer espacio. Madrid, 2002. Disponível em: rodriguezdelasheras.es. Acesso em 20 de janeiro de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Débora L. Arruda Hissa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).