Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:

Algumas Considerações

Autores

  • Sandra Helena de Melo, UFRPE

Palavras-chave:

teoria da ação, pragmática, educação, ensino de língua portuguesa

Resumo

Este trabalho objetiva discutir, à luz da teoria crítica (cf. HORKHEIMER, 1975), compreendida como uma teoria de ação, o ensino de língua portuguesa na escola, apresentando algumas contribuições advindas da filosofia da linguagem, no campo da Pragmática. Ao abordar a teoria da ação no campo pedagógico e a contribuição dos estudos da pragmática para a educação, mais especificamente para o ensino de língua, buscou-se mostrar as consequências advindas desses estudos para a percepção sobre língua, sujeito e conteúdos programáticos. Tendo em vista esse deslocamento de visão nas formas de abordagem do ensino e aprendizagem de língua portuguesa, propôs-se uma conclusão que diz respeito à aplicação desse recorte teórico nas escolas.

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

MELO, S. H. de. Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 181–192, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729. Acesso em: 25 abr. 2024.