A questão do “Artigo” em Gramáticas Iberoamericanas do Período Colonial

Autores

  • Olga Ferreira Coelho, USP
  • Stela Maris Detregiacchi Gabriel Danna, USP

Palavras-chave:

artigo, contexto colonial iberoamericano, historiografia linguística

Resumo

Este artigo tem o objetivo de reconstruir parte da história da categoria “artigo” em gramáticas do contexto colonial iberoamericano. Nossa proposta vincula-se a uma outra, mais ampla (cf. ALTMAN e COELHO 2006-2009), que procura reconstruir a história da terminologia empregada em descrições gramaticais do português, do espanhol, do quéchua, do quimbundo, do kiriri, do tupi e do japonês, partindo do princípio de que a análise contextualizada da metalinguagem é um instrumento imprescindível para se capturar a diversidade de conceitos e de técnicas desenvolvidas ao longo do tempo para lidar com as línguas. Em nossa análise, encontramos uma mudança relevante na definição e na aplicação desse metartermo, operada pelas gramáticas jesuíticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTMAN, C. & COELHO, O. Documenta Grammaticae et Historiae. Projeto de documentação Lingüística e Gramatical (1536-1901). CEDOCH-DL/USP, 2006-2009. Disponível em: www.fflch.usp.br/dl/documenta; acesso em março de 2011.
ANCHIETA, J. de. Arte de Grammatica da Lingoa mais Usada na Costa do Brasil. Feito pelo padre Joseph de Anchieta. 1ª ed. Coimbra: Per Antonio de Mariz,
1595.
ANÔNIMO. Grammatica da Lingua Geral do Brazil. Com hum Diccionario dos Vocábulos mais Usuaes para a Intelligencia da Dita Lingua. Coimbra: Universidade de Coimbra, Códice 69, s/ data (ms. inédito).
AUROUX, S. A Revolução Tecnológica da Gramatização. (Trad. Eni Puccinelli Orlandi). Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
BARROS, J. de. Grammatica da Lingua Portugueza. Lisboa: Olyssiponne. Apud Ludouicum Totorigiu Typographum, 1540.
DIAS, P. Arte da Lingua de Angola, Oeferecida(sic) a Virgem Senhora n do Rosario, May, & Senhora dos Mesmos Pretos. Lisboa: Officina de Miguel
Deslandes, 1697.
FIGUEIRA, L. Arte da Lingva Brazilica. Lisboa: Manuel da Silva, 1621.
MAMIANI, L. V. R. Arte de Grammatica da Lingua Brasilica da Naçam Kiriri. Rio de Janeiro: Central de Brown & Evaristo, 1877[1699].
NEBRIJA, E. A. de. Gramática Castellana. España, Madrid: Fundación Antonio de Nebrija, 1992 [1492].
NEVES, M. H. de M. “A gramática dos gregos – Dionísio o Trácio”. A Gramática: História, Teoria e Análise, Ensino. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
OLIVEIRA, F. Grammatica da Lingoagem Portugueza. Lisboa: Casa de Germão Galharde, 1536.
REY-DEBOVE, J. “Données Elementaires sur le métalangage”. Le Métalangage. Collection L’ordre des mots. Paris: Le Robert, 1978.
SWIGGERS, P. Histoire de la Pensée Linquistique. Paris: PUF,1997.
_____. Le métalangage de la Linguistique. Réflexions à propos de la terminologie et de la terminografie linguistiques. Revista do GEL, n. 7.2, pp. 2-29, 2010. Disponível em www.gel.org.br/revistadogel; acesso em março de 2011.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

COELHO, O. F.; DANNA, S. M. D. G. A questão do “Artigo” em Gramáticas Iberoamericanas do Período Colonial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 169–180, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1728. Acesso em: 28 mar. 2024.