CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS

Autores

  • Ivânia dos Santos Neves UFPA
  • José Maria Damasceno Ferreira I COMAR/ETRB
  • Carla Soares Pereira I COMAR/ETRB

Palavras-chave:

Contexto, Ensino, Língua Portuguesa, Identidade, Ribeiro

Resumo

O presente trabalho procura discutir a relação ente contexto, identidade e ensino da língua portuguesa em região ribeira amazônica, buscando enfatizar uma postura pedagógica que leve em consideração, principalmente, o educando e o seu meio social, ao dar maior visibilidade à identidade cultural daquela região, a partir de uma perspectiva interacionista. Para isso, percebe-se a necessária ruptura com o rótulo escolar de disciplina para o estabelecimento de uma consciência do papel social da língua. Percebeu-se ainda que essas novas práticas pedagógicas podem gerar conflitos entre uma série de interesses que advêm sobretudo da classe dominante e a desejada transformação do ensino. Os percursos estabelecidos nesse estudo têm como fundamento a Teoria Dialógica da Comunicação, de Paulo Freire, o qual parte do princípio de que a comunicação transforma os seres humanos em sujeitos de suas ações; e as teorias dos Estudos Culturais, as quais identificam o ser humano como um ser em constante mobilidade.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

NEVES, I. dos S.; FERREIRA, J. M. D.; PEREIRA, C. S. CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 45–56, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos