PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: A LINGUÍSTICA DO TEXTO, O SOCIOINTERACIONISMO E A PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Aline Rubiane Macêdo Arnemann, UFSM
  • Patricia dos Santos, UFSM
  • Vaima Regina Alves Motta, UFSM

Palavras-chave:

Linguística do Texto, Ensino Básico, Produção Textual

Resumo

O presente artigo tem como compromisso principal registrar reflexões a partir de duas pesquisas de mestrado desenvolvidas ao longo de 2015 e vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O objetivo principal, comum às duas pesquisas, era investigar a validade da Linguística do Texto, do Sociointeracionismo e da Pesquisa-ação como suportes teórico-metodológicos para o ensino e a aprendizagem da produção textual no ensino básico, a partir de ações corresponsáveis entre professor-pesquisador e estudantes. O referencial teórico que subsidiou este artigo constitui-se com base em Beaugrande e Dressler (1981), Koch (1997, 1999, 2015), Fávero e Koch (2012), Marcuschi (2008), Vygotsky ([1930], 2007) e Thiollent (2011). As considerações finais dizem respeito às reflexões acerca da eficácia do arcabouço teórico para o ensino e a aprendizagem da produção de textos.

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Referências

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Publicado

2019-08-22

Como Citar

ARNEMANN, A. R. M.; SANTOS, P. dos; MOTTA, V. R. A. PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: A LINGUÍSTICA DO TEXTO, O SOCIOINTERACIONISMO E A PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 113–124, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1582. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos