PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIA MÓVEL EM SALA POR PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS

Autores

  • Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi, UEL
  • Silvia Regina Akiko Heshiki, UEL

Palavras-chave:

Tablets, EFL, Instituto de línguas, Barreiras ao uso de tecnologia, Incentivos ao uso de tecnologia, Crenças, Integração de tecnologia, Tecnologia em sala, TICs

Resumo

O presente trabalho avalia a implementação do uso de tablets em um instituto de língua especializado no ensino da língua inglesa. A coleta de dados foi efetuada através de questionário online formulado via google forms enviado aos docentes através de e-mail . Os resultados apontaram a existência de barreiras, incentivos, bem como a existência de crenças tradicionais no discurso dos professores. A formação continuada se torna necessária, mas com um elemento a mais. Este, talvez seja a chave para que a diminuição de barreiras se torne possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATAYDE, Rodrigo Florêncio de. As TICs no processo de formação de professores de língua estrangeira: crenças de uma professora e de seus alunos de graduação (2010) 119 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91182>. Acesso em: 19/02/2017.
CANTINI Marcos C. e al. O Desafio do Professor Frente as Novas Tecnologias. In: EDUCERE - Congresso de Educação da PUCP. 6, 2001, Curitibá Paraná Anais p 875 - 883. Disponível em <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-081-TC.pdf>. Acesso em 25 set 2015
CUNHA, Maira Darido da. O uso das TICs em sala de aula: a voz dos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo (2014) 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/126349>.
BINGIMLAS, Khalid A. Barriers to Successful Integration of ICT in Teaching and Learning Environments: A Review of the Literature (2009) Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education 5(3), 235-245. Disponível em <http://www.ejmste.com/v5n3/eurasia_v5n3_bingimlas.pdf> acesso em 24 set 2015.
BRITISH EDUCATIONAL COMMUNICATIONS AND TECHNOLOGY AGENCY (BECTA) A Review of the Research Literature on Barriers to the Uptake of ICT by Teachers (2004) Disponível em: <http://dera.ioe.ac.uk/1603/1/BECTA_2004_barrierstouptake_litrev.pdf> acesso em 24 de set 2015.
ERTMER Peg e OTTENBREIT-LEFTWICH Anne T. Teacher Technology Change: How knowledge, beliefs, and culture interesect (2009) Disponível em: <http://www.edci.purdue.edu/ertmer/docs/aera09_ertmer_leftwich.pdf> acessado em 19 ago 2015.
GAVER W. W Technology Affordances (1991). Disponível em: <https://www.lri.fr/~mbl/Stanford/CS477/papers/Gaver-CHI1991.pdf> acessado em 19 fev 2017.
GOKTAS Yuksel YILDIRIM Soner e YILDIRIM Zahide Main Barriers and Possible Enablers of ICTs Integration into Pre-service Teacher Education Programs (2009) Educational Technology & Society, 12 (1), 193–204 Disponível em <http://www.ifets.info/journals/12_1/15.pdf> Acessado em 25 set 2015.
MEIRELES, Andreza Jesus. Criando uma Aquarela: A Formação de Professores no Uso de TICs na Aula de Língua Estrangeira. 2011. 245 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/7395> acessado em 19/02/2017.
MISHRA Punya, DIRKIN Kathryn and CAVANAUGH Shane Teachers, Learning Theories, and Technology (2007). In M. Girod & J. Steed (Eds.), Technology in the college classroom. Stillwater, Oklahoma: New Forums Press. p. 55 – 75.
MISHRA Punya. e KOEHLER Matthew J.Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge (2006) Teachers College Record Volume 108, Number 6, June 2006, pp. 1017–1054
MUNTAZ, Shazia Factors Affecting Teachers’ Use of Information and Communications Technology: a review of the literature (2000) Journal of Information Technology for Teacher Education, 9:3, 319-342. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1080/14759390000200096> acessado em 18 ago 2014.
RAMASUBRAMANIAN, Laxmi. Digital Revolution. In:______Geographic Information Science and Public Participation , 1a.ed. New York, NY: Springer, 2008. Cap 2 p 19 - 30.
RIBEIRO Ana Carolina R Letramento digital: uma abordagem através das competências na formação docente (2013) 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre / RS - Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/72140> Acesso em 15 de jul de 2016
ROBY, Warren B. Technology in the Service of Foreign Language Learning: The Case of the Language Laboratory . In: ______JONASSEN, David H. Research on Educational Communications and Technology. 2a. ed. New Jersey, NJ: Lawrence Erlbaum Associates Inc., 2004. Cap. 19 p 523 - 541. Disponível em:<http://www.aect.org/edtech/19.pdf> acessado em dez/ 16.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform (1987). Harvard Educational Review, 57(1), 1–22 Disponível em: <https://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf> Acessado em 18 ago 2014
STANHOPE Daniel S. & CORN Jenifer O.Acquiring Teacher Commitment to 1:1 Initiatives: The Role of the Technology Facilitator (2014) Journal of Research on Technology in Education, 46:3, 252-276 Disponível em <http://dx.doi.org/10.1080/15391523.2014.888271> acessado em 18 ago 2014
VEEN, Wim The Role of Beliefs in the Use of Information Technology: implications for teacher education, or teaching the right thing at the right time. Journal of Information Technology for Teacher Education, 2:2, 139-153, DOI: 10.1080/0962029930020203. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1080/0962029930020203> acessado em 18 ago 2014.
WISKE, Martha S. e outros. How technology affects teaching (1988) disponível em http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED296706.pdf acessado em out de 2014
ZHAO, Yong What teachers need to know about technology? Framing the question (2003). Disponível em <https://csed40293a.files.wordpress.com/2007/05/zhaobookintro.pdf> acessado em out 2014.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

ORTENZI, D. I. B. G.; HESHIKI, S. R. A. PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIA MÓVEL EM SALA POR PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 65–76, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1536. Acesso em: 5 nov. 2024.