Sequência narrativa e pontos de vista
uma aproximação entre adam e rabatel
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v17i2.14529Palavras-chave:
ponto de vista, sequência narrativa, ensino de língua portuguesaResumo
Este trabalho tem como objetivo propor uma reflexão que aponta as conexões entre o protótipo da sequência narrativa de Adam (2019) e o ponto de vista de Rabatel (2016). Trata-se de duas perspectivas teóricas que, embora se localizem em campos investigativos diferentes, partem da configuração textual e dos sentidos dos textos em uso. Por isso, para os interesses da linguística textual (área teórica a qual nos filiamos), essa integração pode contribuir para a compreensão da argumentatividade indireta (Rabatel, 2016, com base em Amossy, 2011) das narrativas, o que traz reflexos inclusive para questões atinentes à aprendizagem de língua portuguesa com foco nos textos. A discussão demanda o reconhecimento das macroproposições (MP) da sequência narrativa – particularmente, a MP “avaliação” –, bem como a descrição dos pontos de vista como fruto do jogo enunciativo de locutores e enunciadores. Esperamos esclarecer que a MP “avaliação” compreende, na verdade, o(s) ponto(s) de vista principal(is) de um texto.
Downloads
Referências
ADAM, Jean-Michel. Textos: tipos e protótipos. Tradução Mônica Magalhães Cavalcante et al. São Paulo: Contexto, 2019.
AMOSSY, Ruth. Argumentação e análise do discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Tradução Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio Ferreira. EID&A, Ilhéus, n. 1, p. 129-144, nov. 2011.
BUARQUE, Chico. O Meu Guri. Letras. Disponível em https://www.letras.mus.br/chico-buarque/66513/. Acesso em 5 jul. 2023.
CORTEZ, Suzana Leite. Ponto de vista em representação: a construção dos objetos de discurso em reportagens de revista feminina. Revista Investigações. v. 24, n. 2, p. 81-101, julho/2011.
CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Ponto de vista em linguística textual: efeitos argumentativos e aplicações no ensino de língua portuguesa. Revista ENSIN@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 379-403, dezembro 2023.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.
HARDER, Corinna. Histórias enigmáticas: 50 casos enigmáticos para farejadores perspicazes. Ilustração Helmut Kollars. Tradução Rodrigo Martins. 6. ed. São Paulo: Galápagos, 2019.
NEXO. Torcedores do Corinthians agridem jogador em motel. 2023. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/extra/2023/07/04/Torcedores-do-Corinthians-agridem-jogador-em-motel. Acesso em 24 nov. 2024.
PIROLI, Wander. Trabalhadores do Brasil, um conto de Wander Piroli, 2018. Guatá em movimento. Disponível em https://guatafoz.com.br/trabalhadores-do-brasil/. Acesso em 6 jul. 2023.
RABATEL, Alain. Homo narrans: por uma abordagem enunciativa e interacionista da narrativa. v. 1: pontos de vista e lógica da narração – teoria e análise. Tradução Maria das Graças Soares Rodrigues, Luis Passeggi, João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Valdinar Custódio Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).


















