A audiodescrição nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10620

Palavras-chave:

Audiodescrição na Escola, Educação Inclusiva, Deficiência visual

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender e analisar o uso da audiodescrição nos processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual na Educação Básica. Tendo nos estudos Culturais em Educação a principal corrente teórica empregada, utilizo autores e autoras que tematizam a educação inclusiva para pessoas com deficiência visual, como por exemplo Vigotski (2011), e Motta (2016) para analisar a audiodescrição como ferramenta pedagógica, dentre outras leituras e documentos. Além disso, para a coleta de dados foram realizados minicursos e entrevistas com professores de Educação Básica. Como resultado, foi possível notar que é cada vez mais necessária a inserção da audiodescrição nas políticas e praticas inclusivas para alunos cegos ou com baixa visão, já que os estímulos visuais são cada vez maiores e mais amplos, bem como, é preciso haver formação inicial e continuada para os  docentes utilizarem da melhor forma a audiodescrição nos processos de ensino, além de ações para conscientizar toda a comunidade escolar para a importância deste recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Leão Mianes, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Tem experiência na área de Teorias da História e História Cultural. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação. Doutor em Educação pela UFRGS, orientado pela Profa Dra Lodenir Becker Karnopp. Doutorado Sanduíche na Universitat Autonoma de Barcelona. Pós-Doutorado em Educação pela ULBRA. Realiza pesquisas com ênfase nos campos de Estudos Culturais, Didática, Acessibilidade , narrativas de pessoas cegas ou com baixa visão, Audiodescrição e Estudos sobre Deficiência.

Referências

CORREIA, Luís de Miranda; RODRIGUES, Armando. Alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares. Porto: Porto Editoras, 1997.

CRUZ, Ana Maria Lima. A audiodescrição na mediação de alunos com deficiência visual no Ensino Médio. 2016. 187 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

DIAS, Marian Ávila de Lima e; ROSA, Simone Conceição; ANDRADE, Patrícia Ferreira. Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação. Psicol. USP, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 453-463, dez. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/109981. Acesso em: 23 abril 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-656420140017

FRANCO, Eliana Paes Cardoso. Audiodescrição e deficiência intelectual: um estudo sobre o papel do usuário. Inventário. v. 21, p. 1-18. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/2745. Acesso em: 12 jan. 2019.

MICHELS, Lisia Regina Ferreira; SILVA, Mara Cristina Fortuna da. A audiodescrição na escola. In: CARPES, Daiana Stockey. Audiodescrição: Práticas e reflexões. Santa Cruz do Sul: Catarse, 2016. p. 116-132. Disponível em: https://editoracatarse.com.br/site/wp-content/uploads/2016/02/Audiodescri%C3%A7%C3%A3o-pr%C3%A1ticas-e-reflex%C3%B5es.pdf. Acesso em: 23 abril 2017.

MENDONÇA, Fabiana Luzia de Rezende; SILVA, Daniele Nunes Henrique. A formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologia. Cad. Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, p. 508-526, set. 2015. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3274. Acesso em: 12 maio 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143274

MOTTA, Livia Maria Villela de Mello. A audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes, 2016.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. (Tradução Denise Regina Saler, Marta Kohl de Oliveira e Priscila Nascimento Marques). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 863-869, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/x987G8H9nDCcvTYQWfsn4kN/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 maio 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400012

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

MIANES, F. L. A audiodescrição nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 30–46, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-10620. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10620. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.