A audiodescrição nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10620Palavras-chave:
Audiodescrição na Escola, Educação Inclusiva, Deficiência visualResumo
Este artigo tem como objetivo compreender e analisar o uso da audiodescrição nos processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual na Educação Básica. Tendo nos estudos Culturais em Educação a principal corrente teórica empregada, utilizo autores e autoras que tematizam a educação inclusiva para pessoas com deficiência visual, como por exemplo Vigotski (2011), e Motta (2016) para analisar a audiodescrição como ferramenta pedagógica, dentre outras leituras e documentos. Além disso, para a coleta de dados foram realizados minicursos e entrevistas com professores de Educação Básica. Como resultado, foi possível notar que é cada vez mais necessária a inserção da audiodescrição nas políticas e praticas inclusivas para alunos cegos ou com baixa visão, já que os estímulos visuais são cada vez maiores e mais amplos, bem como, é preciso haver formação inicial e continuada para os docentes utilizarem da melhor forma a audiodescrição nos processos de ensino, além de ações para conscientizar toda a comunidade escolar para a importância deste recurso.
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