A deficiência como problema filosófico: o pensar “deficiente” e sua potência instituinte na instituição escolar

Autores

  • Pedro Ângelo Pagni UNESP

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13903

Palavras-chave:

deficiência, problema filosófico, educação inclusiva, filosofias da diferença

Resumo

Este ensaio discute a deficiência como um problema filosófico. Circunscreve, para tanto, a perspectiva de sua enunciação, como uma resposta à sua interdição parcial enquanto campo problemático da Filosofia e da Educação, com o objetivo de interpelar até que ponto essas áreas, ao ignorá-lo, não teriam explicitado suas próprias deficiências. Recorre às filosofias da diferença, em sincronia com as tradições nietzschianas e spinozanas, para propor essa enunciação, e, provocativamente, procurar ensaiar uma resposta a tal indagação. Sugere haver uma filosofia da deficiência que desafia a educação inclusiva, na atualidade, em virtude de sua potência instituinte na instituição escolar.

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Biografia do Autor

Pedro Ângelo Pagni, UNESP

PPGE/UNESP. E-mail: pedro.pagni@unesp.br

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Publicado

2024-09-08

Como Citar

PAGNI, P. Ângelo. A deficiência como problema filosófico: o pensar “deficiente” e sua potência instituinte na instituição escolar . Kalagatos , [S. l.], v. 21, n. 3, p. eK24059, 2024. DOI: 10.52521/kg.v21i3.13903. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/13903. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Filosofia DEF