Percepção discente sobre a aprendizagem na educação básica no ensino remoto

Autores

Palavras-chave:

Aulas Remotas., Ensino e Aprendizagem., Período Pandêmico., Planejamento.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de discentes da Educação Básica (ensino médio) sobre o processo de aprendizagem durante o período de aulas remotas. Tratou-se de uma pesquisa de campo, utilizando coleta de dados online, junto a 155 discentes de oito instituições públicas de diferentes municípios nas regiões Norte e Nordeste. Os resultados apontam que os discentes consideram as atividades acadêmicas remotas como regulares, apresentando dificuldades no processo de aprendizagem nesse período e ausência de preparação para o retorno presencial. Evidencia-se, portanto, a necessidade de planejamento e preparação do ambiente escolar para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, bem como o uso de metodologias de ensino com foco na “recuperação” e desenvolvimento da aprendizagem dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Alison Pinheiro Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Doutorando em Educação e Ciências Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Hugo Leonardo Gomes dos Santos, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Professor da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Adauto de Vasconcelos Montenegro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Psicólogo pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ARAÚJO, L. G.; ARAGÃO, C. de O.; NUNES, T. R. O professor de ensino médio como agente de letramento digital na pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6711. Acesso em: 4 out. 2022.

CONCEIÇÃO, M. P. da; CONCEIÇÃO, R. D. P. da; MARQUES, G. D. O desafio da sala de aula, em tempos de pandemia, sob o olhar do professor. Revista Augustus, v. 29, n. 56, p. 121-137, 2022. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/752/537. Acesso em: 13 abr. 2022.

ESTRADA ARAOZ, E. G. E.; RAMOS, N. A. G. Cansaço emocional em estudantes universitários peruanos no contexto da pandemia de Covid-19. Educ. Form., Fortaleza, v.7, n. 1, e6759, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/6759Recebido em9 de agostode 2021. Acesso em: 03 out. 2022.

LIMA, F. K. C.; SILVA, J. L. M. A percepção de um grupo de alunos sobre o contexto da educação remota. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47088, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7088. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7088. Acesso em: 4 out. 2022.

MOUTA, L. A.; PONTES, R. K. S. M. Introdução à História através de atividades remotas no Ensino Médio. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6170. Acesso em: 4 out. 2022.

OLIVEIRA, Z. M.; FREITAS, L. M. A.; SANTOS, N. C. N.; DIAS, J. A. A.; FREITAS, M. C. A.; OLIVEIRA, T. M. Estratégias para retomada do ensino superior em saúde frente a COVID-19. Revista Enfermagem Atual, v. 93, 2020. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/803. Acesso em: 14 abr. 2022.

SANTANA, C. L.; SALES, K. M. B. Aula em casa: Educação, Tecnologias Digitais e Pandemia Covid-19. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181. Acesso em: 13 abr. 2022.

SANTOS, J. C. dos; OLIVEIRA, L. A. de. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Educ. Form., Fortaleza, v.6, n. 3,e5412, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5412. Acesso em: 03 out. 2022.

SILVA, C. A. P.; SÁ, I. R. de; DOMINGUES, M. G.; APARÍCIO, A. S. M. Transição do Ensino Presencial para o Ensino Remoto em Época de Pandemia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 1, p. 69-77, 2022.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Martins, A. A. P. ., Santos, H. L. G. dos ., & Montenegro, A. de V. . (2022). Percepção discente sobre a aprendizagem na educação básica no ensino remoto . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8775