Percepção discente sobre a aprendizagem na educação básica no ensino remoto
Palavras-chave:
Aulas Remotas., Ensino e Aprendizagem., Período Pandêmico., Planejamento.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de discentes da Educação Básica (ensino médio) sobre o processo de aprendizagem durante o período de aulas remotas. Tratou-se de uma pesquisa de campo, utilizando coleta de dados online, junto a 155 discentes de oito instituições públicas de diferentes municípios nas regiões Norte e Nordeste. Os resultados apontam que os discentes consideram as atividades acadêmicas remotas como regulares, apresentando dificuldades no processo de aprendizagem nesse período e ausência de preparação para o retorno presencial. Evidencia-se, portanto, a necessidade de planejamento e preparação do ambiente escolar para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, bem como o uso de metodologias de ensino com foco na “recuperação” e desenvolvimento da aprendizagem dos discentes.
Downloads
Referências
ARAÚJO, L. G.; ARAGÃO, C. de O.; NUNES, T. R. O professor de ensino médio como agente de letramento digital na pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6711. Acesso em: 4 out. 2022.
CONCEIÇÃO, M. P. da; CONCEIÇÃO, R. D. P. da; MARQUES, G. D. O desafio da sala de aula, em tempos de pandemia, sob o olhar do professor. Revista Augustus, v. 29, n. 56, p. 121-137, 2022. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/752/537. Acesso em: 13 abr. 2022.
ESTRADA ARAOZ, E. G. E.; RAMOS, N. A. G. Cansaço emocional em estudantes universitários peruanos no contexto da pandemia de Covid-19. Educ. Form., Fortaleza, v.7, n. 1, e6759, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/6759Recebido em9 de agostode 2021. Acesso em: 03 out. 2022.
LIMA, F. K. C.; SILVA, J. L. M. A percepção de um grupo de alunos sobre o contexto da educação remota. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47088, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7088. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7088. Acesso em: 4 out. 2022.
MOUTA, L. A.; PONTES, R. K. S. M. Introdução à História através de atividades remotas no Ensino Médio. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6170. Acesso em: 4 out. 2022.
OLIVEIRA, Z. M.; FREITAS, L. M. A.; SANTOS, N. C. N.; DIAS, J. A. A.; FREITAS, M. C. A.; OLIVEIRA, T. M. Estratégias para retomada do ensino superior em saúde frente a COVID-19. Revista Enfermagem Atual, v. 93, 2020. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/803. Acesso em: 14 abr. 2022.
SANTANA, C. L.; SALES, K. M. B. Aula em casa: Educação, Tecnologias Digitais e Pandemia Covid-19. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181. Acesso em: 13 abr. 2022.
SANTOS, J. C. dos; OLIVEIRA, L. A. de. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Educ. Form., Fortaleza, v.6, n. 3,e5412, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5412. Acesso em: 03 out. 2022.
SILVA, C. A. P.; SÁ, I. R. de; DOMINGUES, M. G.; APARÍCIO, A. S. M. Transição do Ensino Presencial para o Ensino Remoto em Época de Pandemia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 1, p. 69-77, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antônio Alison Pinheiro Martins, Hugo Leonardo Gomes dos Santos, Adauto de Vasconcelos Montenegro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.