Plano de divulgação científica em projeto de formação editorial e qualificação de periódicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16400

Palavras-chave:

Conhecimento científico, Divulgação científica, Plano de divulgação, Editores, Revista científica

Resumo

O texto trata do plano de divulgação científica, mais especificamente vinculado a um projeto de cooperação internacional que visa qualificar periódicos científicos. O objetivo é apresentar um modelo simples e eficaz de plano de divulgação científica envolvendo vários atores sociais, tais como pesquisadores, alunos universitários e da educação básica e sujeitos da comunidade. A metodologia envolve o desenvolvimento de seminários, criação de site, produção audiovisual nas redes sociais, reportagens temáticas, podcast, rodas de conversa com a comunidade, campanhas temáticas em datas comemorativas, projeto de extensão universitária, dentre outros. Como resultados espera-se que o conhecimento produzido e disseminado em revistas científicas possa chegar à sociedade tornando-o mais democrático, acessível, inteligível, de modo a valorizar a ciência e ampliar sua utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidad de Cádiz - Espanha. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO.

José Airton de Freitas Pontes Júnior, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Avaliação Educacional, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio científico (bolsista PDSE/CAPES) na Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho (Portugal), e Pós-Doutorado em Educação, na linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre (UFAC).

Maria del Carmen Fernández Morante, Universidad de Santiago de Compostela

Professora do Departamento de Pedagogia e Didática da Universidade de Santiago de Compostela, na área de Didática e Organização Escolar. Atua com pesquisas na área de Tecnologia Educativa. Doutora pela Universidade de Santiago de Compostela.

Armando Alcántara Santuario, Universidad Nacional Autónoma de México

Pesquisador/professor (Instituto de Pesquisas sobre a Universidade e a Educação). Membro do grupo de pesquisa Associações Científicas na Promoção da Ciência Aberta: Internacionalização para o Desenvolvimento

Igor Cigarroa Cuevas, Universidad Católica Silva Hernandéz

Diretor da Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Silva Henríquez. Licenciado em Kinesiologia pela Universidade Católica de Valparaíso (Chile), Mestre em Neurorreabilitação pela Universidade Andrés Bello (Chile), Mestre e Doutor em Neurociências pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha).

Eva Álvarez Ramos, Universidad de Valladolid

Doutora em Literatura Espanhola e Teoria Literária e docente no Departamento de Didática da Língua e Literatura da Universidade de Valladolid. Editora da Ogygia. Revista Eletrônica de Estudos Hispânicos, atualmente faz parte dos Projetos de Pesquisa Fractales. Estratégias de fragmentação na narrativa espanhola do século XXI (UVa); Gênero, Corpo e Identidade em Poetas Espanhóis da Primeira Metade do Século XX (UA) e Leituras Não Ficcionais para a Integração de Cidadãos Críticos no Novo Ecossistema Cultural financiado pelo Ministério da Ciência e Inovação (Unizar).

Mariana Lacayo Campos, Universidad de Costa Rica

Editora da Revista Educación en la Universidad de Costa Rica (UCR).  Mestrado Acadêmico em Biblioteconomia e Estudos da Informação, com ênfase em pesquisa, pela Universidade da Costa Rica. Bacharel em Biblioteconomia com ênfase em Ciências da Informação e em Biblioteconomia com ênfase em Bibliotecas Educacionais pela Escola de Biblioteconomia e Ciências da Informação (EBCI) da Universidade da Costa Rica.

Miguel Ángel Herrera Pavo, Universidad Andina Simón Bolivar

Miguel Ángel Herrera Pavo é psicopedagogo e pesquisador com foco em educação e cooperação internacional, atuando como professor titular na Universidade Andina Simón Bolívar (Equador), editor da Revista Andina de Educação e colaborador em um máster da Universitat Oberta de Catalunya

Abelardo Juvenal Montiel Benitez, Universidad Tecnológica Intercontinental

Doutor em Filosofia (Vice-Reitoria de Pesquisa Científica e Tecnológica) da Universidad Tecnológica Intercontinental.

Íris Susana Pires Pereira, Universidade do Minho

Íris Susana Pires Pereira é doutora em Estudos da Criança (Universidade do Minho), mestre em Linguística e Didática do Português (Universidade de Lisboa) e licenciada em Ensino de Inglês e Português (Universidade do Minho). É professora associada no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Portugal. É membro do Centro de Investigação em Educação (CIEd) e atual editora-chefe da Revista Portuguesa de Educação (indexada no SCOPUS).

Referências

CARDOSO, Mayra Luiza de Moura. Proposta de plano de divulgação científica para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2025. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.

SOUZA, Juliana Barcellos de; DALE, Camila Squarzoni. Science communication on social media - challenges and opportunities. BrJP, v. 7, p. e20240035, 2024. DOI: https://doi.org/10.5935/2595-0118.20240035-pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/brjp/a/T3cBsXMkgstsc66sJVP74Mx/?lang=pt#. Acesso em: 06 de fevereiro de 2025.

SOUZA, Juliana Barcellos de; Freitas, Renato Leonardo de. A publicação científica torna-se maior que o artigo - repositório de dados da BrJP. BrJP. 2024; v.7, e20240021, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/brjp/a/WGCpKrCNwXpgCkjjp9VYhmJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 06 de fevereiro de 2025.

Downloads

Publicado

2025-07-06

Como Citar

Fialho, L. M. F., Pontes Júnior, J. A. de F., Morante, M. del C. F., Santuario, A. A., Cuevas, I. C., Ramos, E. Álvarez, Campos, M. L., Pavo, M. Ángel H., Benitez, A. J. M., & Pereira, Íris S. P. (2025). Plano de divulgação científica em projeto de formação editorial e qualificação de periódicos . Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–10. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16400

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)