Análise do Tema Estatística nos Livros Didáticos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10049Mots-clés :
Base Nacional Comum Curricular, Estatística, Livro didático de MatemáticaRésumé
Este estudo ancora-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está delineado em conformidade com a legislação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O objetivo deste artigo é analisar a abordagem da temática Estatística nos livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF). A pesquisa é documental, de cariz quali-quantitativo e de cunho analítico-exploratório, que se baseou na análise da temática Estatística em dezesseis obras didáticas de Matemática do 5º ano do EF aprovadas no PNLD (2019 – 2022). Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a análise das obras didáticas aponta que ensino de Estatística no 5º ano do EF deve estabelecer uma maior abordagem dos temas contemporâneos transversais e da temática Estatística conforme a BNCC. Conclui-se por meio das análises realizadas que a abordagem da Estatística no livro didático de Matemática do 5º ano do EF necessita de melhorias para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes.
Références
BONJORNO, J. R; BONJORNO, R; GUSMÃO, T; RIBEIRO, M. Odisseia: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo, SEI, 2017.
BORDEAUX, A. L, et. al. Novo Bem-me-quer, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Editora do Brasil, 2017.
BRASIL. Apresentação. In: Programa Nacional do Livro Didático. 2019. Disponível em: https://pnld.nees.com.br/pnld_2019/apresentacao. Acesso em: 2 ago. 2021.
______. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Lex: Diário Oficial da União, 19 jul. 2017b, p. 7. col. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 1 ago. 2021.
______. Guia Nacional do Livro Didático (1º ao 5º ano) – PNLD 2019. Brasília 2018.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 7 ago. 2021.
______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio.
______. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC - propostas de práticas de implementação. Brasília: MEC/SEB, 2019a.
______. Programa Nacional do Livro Didático, 2019. Apresentação. Disponível em: https://pnld.nees.com.br/pnld_2019/apresentacao. Acesso em: 02 de ago. 2021.
CAZORLA, I. M.; MAGINA, S. M. P.; FERREIRA, V. G. G.; GUIMARÃES, G. L. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), 2017.
CAZORLA, I.; SANTANA, E. Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
COUTINHO, C. Q. S.; SANTOS, A. A.; GIORDANO, C. C. Educação Estatística, Cidadania e Livros Didáticos: o papel do letramento estatístico. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 1-15, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e58951. Acesso: 30 maio 2021.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DANTE, L. R; Ápis: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Ática, 2017.
EVANGELISTA, B.; GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, I. Propostas de Atividades com Tabelas em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e do Quebec. JIEEM, Pernambuco, v. 14, n. 1, p. 14-25, 2021. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/8257. Acesso: 12 jun. 2021.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R. A conquista da matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; FTD, 2018.
HUFF, Daniel. Como mentir com Estatística. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.
LEITE, A. TABOADA, A. Aprender Juntos: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. São Paulo, 2017.
MARTINS, H. DO C. B; LOUREIRO, K. DA C; REIS, L. F. E S, SUSANA; M. F. da. Aquarela: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo: Kits, 2018.
MELO, C. I. B.; LOPES, T. M. R; OLIVEIRA, J. L. Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE. Revista Thema. v. 14, n. 04, p.100 - 113, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.100-113.552. Acesso: 26 jul. 2021.
MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. Temas emergentes em letramento estatístico. Recife: Ed. UFPE, 2021.
MORI, I. A aventura do saber matemática, 5º ano, 2. ed. São Paulo: SEI, 2017.
PEREIRA, R. F.; CONTI, K. C. O Tratamento da informação presente em livro didático de matemática do 5º ano do ensino fundamental. Momentum, v. 1, n. 9, p. 121-134, 2017. Disponível em: https://momentotum.emnuvens.com.br>download. Acesso em: 5 jun. 021.
PIRES, C. M. C; RODRIGUES, I. C. Nosso livro de Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Zapt Editora Ltda, 2014.
PONTES, M. M.; VASCONCELOS; F. V.; LIMA, D. S. S. M.; VASCONCELOS, A. K. P. A temática “Probabilidade e Estatística” nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da promulgação da BNCC: percepções pedagógicas. Educitec, Manaus, v. 5, n. 12, p. 221-237, dez. 2019. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/342024452_A_tematica_'Probabilidade_e_Estatistica'_nos_anos_iniciais_do_Ensino_Fundamental_a_partir_da_promulgacao_da_BNCC_percepcoes_pedagogicas. Acesso em: 7 jun. 2021.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Freevale, 2013.
REAME, E. Ligamundo, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Saraiva, 2017.
RIBEIRO, J; PESSÔA, K: Novo Pitanguá: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Moderna, 2017.
SANTOS, J. C. A. de P. Vem Voar: matemática, 5º ano: ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. São Paulo; Scipione - 2017.
SOARES, E. S; Matemática com Saladim: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. Belo Horizonte: Dimensão, 2017.
SILVEIRA; Ê. Ar Aprender e Relacionar: matemática, ensino fundamental, anos Iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo: Editora Moderna, 2017.
SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099 . Acesso em: 20 ago. 2021.
TOLEDO, C. M. Buriti Mais Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Moderna, 2017.
TREJO, A. B. D.; PAULA, E. F. Tratamento da informação no ensino fundamental: contribuições dos livros didáticos para a alfabetização e letramento matemático. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 15, n. 3, p. 195-203, jul./set. 2018. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/download/2407/2503/11198. Acesso em: 14 jul. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Antônia Lília Soares Pereira, Liliane de Paula Sérgio Santos, Creuza Pereira da Silva 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .