A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química
um relato de experiência
Palabras clave:
Engenharia Química, Experiência, Física, Graduação, MonitoriaResumen
A monitoria acadêmica é uma estratégia de ensino que busca fortalecer o vínculo da graduação, por meio do auxílio ao estudante que procura a monitoria e também aperfeiçoamento do conteúdo por parte do monitor da disciplina. O presente trabalho objetivou relatar a experiência como monitora das disciplinas de Física I, Física II e Física III durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra uma alternativa viável para o auxílio aos alunos que possuam alguma dificuldade em disciplinas do curso, auxiliando a construção do raciocínio lógico para o entendimento da Física por trás de cada passo do exercício. É uma experiência desafiadora para o monitor, visto que é necessária bastante dedicação e empenho no planejamento e na realização das atividades, sendo uma grande responsabilidade. No caso das disciplinas de Engenharia, em específico, a monitoria é essencial para auxiliar em conteúdos básicos que sirvam de pilar para os conteúdos específicos do curso.
Citas
ANDRADE, E.G.R. et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. Rev Bras Enferm, v. 71, n.4, p. 1693-1698, 2018.
BACKES, D.S. et al. Vivência teórico-prática inovadora no ensino de Enfermagem. Esc. Anna Nery Rev. Enferm., v. 16, n.3, p. 597-602, 2012.
BERNARDES, J. A monitoria de Física sob o ponto de vista de seus monitores. Revista Liberato, v. 21, n. 35, p. 1-100, 2020.
CAVASSOTO, M.; VIALI, L. Dificuldades na Aprendizagem de Cálculo: o que os erros podem informar. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 59, p. 15-33, 2011.
CUNHA, V.F.; COMIN, F.S. A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência. Psic. Rev., v. 28, n.1, p. 193-214, 2019.
DIOGO, M.F. et al. Percepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas. Avaliação, v. 21, n.1, p. 125-151, 2016.
FERNANDES, J. et al. Influência da monitoria acadêmica no processo de ensino aprendizagem da Psicologia. Clínica e Cultura, v. 2, n.1, p. 36-43, 2016.
FLORES, J.B.; LIMA, V.M.R.; FONTELLA, C. R.F. Análise das monitorias de Cálculo e Física: um estudo de caso em cursos de Engenharia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 47-63, 2017.
JÚNIOR, A.F.C. et al. Monitoria acadêmica e metodologia da problematização: relato de experiência. Revista Ciência em Extensão, v. 13, n. 3, p. 136-145, 2017.
MATOSO, L.M.L. A Importância da Monitoria na Formação Acadêmica do Monitor: um relato de Experiência. Revista Científica da Escola de Saúde, p. 1-7, 2013.
SANTOS, G.M.; BATISTA, S.H.S.S. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sci, v. 40, n.3, p. 203-207, 2015.
SANTOS, M.S.; DANTAS, S.A. A monitoria de física como instrumento de inclusão na avaliação escolar. Lat. Americ. J of Develop., v.1, p. 36-42, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Fábio Celso de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.