Vol. 9 No 19 (2021): BILROS
Bem-vindos a mais um número da Bilros, desta vez apresentamos-lhes o v. 9, n. 19. Nesta edição mantemos o nosso compromisso de divulgar e estimular a produção científica de nossa área, e ainda de discutir nossa realidade, nosso tempo, de forma reflexiva, intensa, além de política, histórica e socialmente engajada, trazendo à tona temáticas que reverberam de diferentes formas no sentido da construção de um mundo mais igualitário, justo e tolerante como alguns de nossos artigos sugerem.
Atravessamos um período que para além da pandemia, a desesperança, a mentira (que se convencionou chamar de fake news), a arrogância, a pós-verdade, se misturam aos cortes de verbas, aos ataques ao conhecimento, ao saber e à universidade, à perseguição, e outros tantos aspectos que demandam de todos nós sinais da construção de um novo tempo. Queremos sugerir também isso com este número...
São textos que reviram a história, a sociologia e a antropologia em suas diferentes fronteiras apontando caminhos profícuos que sugerem novos papéis a diferentes sujeitos sociais, e ainda a eclosão de uma nova perspectiva e outras epistemes que se estruturam agora e que decerto serão fundamentais em breve.
São ao todo sete (07) artigos livres e uma (01) tradução que selecionamos para vocês caros leitores sentirem o que está por vir. Aborda-se aqui muitas e complexas questões – todas com reverberações e/ou interferências no nosso contemporâneo. São temáticas relativas a gênero (masculino e feminino), são temáticas relativas ao lazer e à festa; temáticas ligadas às artes e cultura; temáticas ligadas ao controle social e as muitas formas de resistência.