A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.

Autores

  • Vera Lúcia Martins Figueiredo

Palavras-chave:

Geografia da Religião, Círio, Roteiros Devocionais

Resumo

Este trabalho focaliza os roteiros devocionais como objeto de estudo e como problematização à realização de onze eventos entre procissões e romarias no
período de quinze dias de festividades e na realização do Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Todavia, a quantificação dos roteiros devocionais está relacionada ao fato da dimensão que a festividade atingiu na Região Metropolitana da Grande Belém, espaço geográfico por onde estão estabelecidos os trajetos das procissões e romarias. Conforme o contexto histórico regional, a dominação religiosa no âmbito da Amazônia Brasileira aconteceu de forma inconsequente frente aos nativos e caboclos amazônidas, estabelecendo preceitos e dogmas alheios à cultura local. Porém, a vontade popular prevaleceu e há quase três séculos a festa da padroeira dos paraenses apresenta ao mundo um cenário multicultural, convertendo a identidade regional no período das festividades em simbologias inerentes ao contexto das homenagens. Logo, as procissões e romarias representam estes aspectos da participação popular sem perder o vínculo com a crença religiosa. Cada roteiro devocional tem uma razão de existir, seja pela vontade dos jovens, dos motociclistas, dos ciclistas ou dos ribeirinhos. Contudo, para a comprovação efetiva e muito particular do referido evento foi realizada a pesquisa de campo em forma de entrevista aberta para ouvir o público envolvido nos vários aspectos da festividade e a partir deste trabalho foram estabelecidas as categorias de turistas, visitantes e habitantes da Grande Belém. Adotei ainda a pesquisa bibliográfica específica na perspectiva de entendimento e aprofundamento sobre a grandiosidade deste evento religioso, complementando com a observação in loco de dois roteiros específicos (Romaria Fluvial e Ciclo Romaria) e para a construção de parte dos textos trabalhei com a pesquisa narrativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Publicado

2021-08-30

Como Citar

MARTINS FIGUEIREDO, V. L. . A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 178–179, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7052. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Defesa do PropGEO