O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES

Autores

  • Vinícius Finger

Palavras-chave:

Zumbi dos Palmares, Quilombo dos Palmares, Quadrinhos, Educação, História do Brasil

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados finais de nossa pesquisa desenvolvida como parte da obtenção do título de Mestre em Educação. Nele serão apresentados os principais aspectos metodológicos e as construções analíticas produzidos na dissertação. Assim como se pretende desenvolver uma análise sobre as variadas narrativas sobre Zumbi, encontradas na historiografia brasileira e sua relação contextual com as origens históricas, científicas e educacionais de tais construções. Tendo como questão central do trabalho, a análise dos limites entre a produção científica e o ensino na constituição e promulgação do saber. Em que pese, destacar o aspecto experimental da pesquisa, que propôs uma metodologia de composição narrativa única, usando de técnicas artísticas originárias das histórias em quadrinhos para desenvolver sua análise discursiva sobre as diferentes versões narrativas de Zumbi dos Palmares e do seu centenário quilombo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2. ed., rev. e atual. São Paulo: Graal, 2006.

. Bergsonismo. 1. ed. São Paulo: Ed. 34, 1999.

. Foucault. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 1976.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

. A arqueologia do saber. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Forense. 2008b.

. Nietzsche, a Genealogia e a História. In:_____. Ditos e escritos II. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

. A verdade e as formas jurídicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Nau: PUC-RJ, 1999.

. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

VALEIRÃO, Kelin. Kantismo de Foucault. In: Heloisa Helen Duval de Azevedo; Neiva Afonso Oliveira; Gomercindo Guiggi. (Org.). Interfaces temas de filosofia e educação. Interfaces temas de filosofia e educação. 1. ed., Pelotas: Editora Universitária/UFPel, 2009, v. 2, p.83-103.

Downloads

Publicado

2021-08-29

Como Citar

FINGER, V. . O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 160–183, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos