A PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO E O ENSINO DA CIDADE DE SÃO GONÇALO

Autores

  • Ana Claudia Ramos Sacramento
  • Camila Vianna De Souza

Palavras-chave:

Espaço Geográfico, Produção Social, Natureza, Ensino da Cidade

Resumo

O trabalho em questão tem como objetivo abordar as relações da produção social, atreladas às transformações espaciais com discussões de conceitos que são de suma relevância para a ciência, como espaço e paisagem. Buscou-se também dialogar e exemplificar as teorias através da materialização da cidade, da relação Sociedade X Natureza, e do processo de tecnificação. Nesse contexto, a abordagem da Cidade de São Gonçalo possibilita a interação com o espaço vivido a partir das práticas socioespaciais, como ainda das relações globais e locais, a partir de reflexões de cidade e urbano, que podem ser fomentadas para o Ensino de Geografia. A metodologia de pesquisa, tendo como concepção teórico-metodológica a pesquisa-ação, tem a intenção de mostrar a possibilidade de uma ação efetiva entre o pesquisador/sujeito-objeto de estudo, não sendo uma pesquisa precisa, pois permite aos envolvidos opinarem sobre algo. Como resultados preliminares, possibilitou-se a criticidade dos educandos de duas escolas estaduais do município de São Gonçalo, dos ensinos fundamental ao médio, a partir de um espaço que é vivenciado por eles. Dessa forma, a seleção dos conteúdos ministrados fora importante para entender os fenômenos geográficos que são espacializados em diferentes escalas. A disciplina de geografia escolar é bastante significativa para o raciocínio lógico e espacial, possibilitando assim, o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AFONSO, Anice Esteves; PERCÍLIO, Ricardo Ribeiro. Materiais e métodos de abordagem à Geografia Física no Ensino Médio. In: IX Encontro de Prática de Ensino de Geografia. Niterói. Anais do IX Encontro de Prática de Ensino de Geografia. Niterói: UFF, 2007, s/p.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Lugar de Vivência: a cidade e a aprendizagem. In: PEREIRA, Marcelo Garrido. (Org.). Reflexiones sobre el espacio en el mundo educativo. 1 ed. Santiago: Ediciones Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2009, pp. 37-56.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia Escolar e a Cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas-SP: Papirus, 2012.

HARVEY, David. A justiça social e a cidade. São Paulo: Editora Hucitec, 1980.

_____________. A produção social capitalista do espaço. São Paulo: Anablume, 2005.

LEFEBVRE, Henry. Espaço e política. BH-MG: Ed. Da UFMG, 2008.

LIBÂNEO, José. Carlos. Teoria Histórico-Cultural e metodologia de ensino: para aprender a pensar geograficamente. Montevidéu: Anais de 12º EGAL, 2009.

MEIRIEU, Phillippe. Aprender... sim, Mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.

RODRIGUEZ, José Manuel Mateo; SILVA, Edson Vicente da; CAVALCANTI, Agostinho Paula Brito. Geoecologia das Paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. Fortaleza: Edições UFC,2010.

SAUER, Carl O. A morfologia da paisagem. In CORRÊA, R.L, ROSENDAHL, Z. (Org). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EDURJ,1998.

SANTOS, Milton. A Metamorfose do Espaço Habitado. 6ª ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2012.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo. EDUSP, 2008.

_____________. Técnica, espaço, tempo – globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo. Hucitec, 1994.

SILVA, Cátia Antonia. Processos de Urbanização em São Gonçalo no contexto metropolitana do Rio de Janeiro e suas consequências socioambientais. In: Marcelo Guerra Santos. (Org.). Estudos ambientais em Regiões metropolitanas: São Gonçalo. 1ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012, v. 1, pp. 41-58.

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes (et ali) Terra Feições Ilustradas. 2ª. edição. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2007.

VEGA, Alfonso G. de la; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. Desafios e possibilidades para trabalhar relevo na educação geográfica. Revista Geográfica de América Central (online), v. 1, 2011, pp. 1-9.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

SACRAMENTO , A. C. R. .; DE SOUZA, C. V. . A PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO E O ENSINO DA CIDADE DE SÃO GONÇALO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 06–32, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6884. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos