A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA DOS TRANSPORTES E O TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS DE 1990 ATÉ OS DIAS ATUAIS
Palavras-chave:
Transportes, Geografia, Logística, Cargas AéreasResumo
O artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos da geografia dos transportes, tais como: logística, circulação e transportes, e ao mesmo tempo, compreender como se desenvolveu o transporte aéreo de cargas no Brasil na década de 1990 após a abertura comercial. O método utilizado envolve, além da pesquisa bibliográfica de livros, artigos e revistas cientificas acerca da geografia dos transportes, a realização de análises dos Anuários Estatísticos desenvolvidos pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nos quais, constam os dados de movimentação de cargas aéreas, fluxos (origens e destinos) e a representatividade das cargas aéreas de importação e exportação movimentadas pelas companhias aéreas de bandeira nacional e estrangeira nos aeroportos brasileiros. Os resultados apontam o domínio das importações versus exportações de cargas de alto valor agregado e a forte presença de companhias aéreas estrangeiras no mercado aéreo brasileiro de cargas. Assim, concluímos que a repentina inserção comercial no cenário internacional do Brasil, ocasionou uma forte concorrência entre as grandes companhias aéreas estrangeiras em detrimento das companhias aéreas nacionais, o que resultou na formação de grandes grupos internacionais no transporte aéreo de cargas atuando no Brasil.
Downloads
Métricas
Referências
Anita Kon. Economia de Serviços. Teoria e Evolução no Brasil. Terceirização e Terciarização, 2004.
CHESNAIS, F. A Mundialização do Capital. São Paulo. Xama, 1996. 335 p.
EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA. Superintendência de Logística de Carga. Boletim Logístico. Brasília: INFRAERO, ago. 2011.
HARVEY, D. Condição pós moderna. São Paulo: Loyola 1992.
_______ A produção capitalista do espaço. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2006.
PORTER, Michael. Estratégia competitiva: técnicas para a análise de indústrias e de concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986
SILVEIRA, Márcio Rogério. Circulação, transporte e logística. Diferentes perspectivas. – Geografia em Movimento – São Paulo: Expressão Popular, 2011, p. 21-69.
SILVEIRA, M. COCCO, Rodrigo. G. (2011): Basis for a materialist and dialectical approach to Spatial Interactions. Revista Terrae, v. 8, p. 35-42.