A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA DOS TRANSPORTES E O TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS DE 1990 ATÉ OS DIAS ATUAIS

Autores

  • Diogo Quintilhano

Palavras-chave:

Transportes, Geografia, Logística, Cargas Aéreas

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos da geografia dos transportes, tais como: logística, circulação e transportes, e ao mesmo tempo, compreender como se desenvolveu o transporte aéreo de cargas no Brasil na década de 1990 após a abertura comercial. O método utilizado envolve, além da pesquisa bibliográfica de livros, artigos e revistas cientificas acerca da geografia dos transportes, a realização de análises dos Anuários Estatísticos desenvolvidos pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nos quais, constam os dados de movimentação de cargas aéreas, fluxos (origens e destinos) e a representatividade das cargas aéreas de importação e exportação movimentadas pelas companhias aéreas de bandeira nacional e estrangeira nos aeroportos brasileiros. Os resultados apontam o domínio das importações versus exportações de cargas de alto valor agregado e a forte presença de companhias aéreas estrangeiras no mercado aéreo brasileiro de cargas. Assim, concluímos que a repentina inserção comercial no cenário internacional do Brasil, ocasionou uma forte concorrência entre as grandes companhias aéreas estrangeiras em detrimento das companhias aéreas nacionais, o que resultou na formação de grandes grupos internacionais no transporte aéreo de cargas atuando no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Anita Kon. Economia de Serviços. Teoria e Evolução no Brasil. Terceirização e Terciarização, 2004.

CHESNAIS, F. A Mundialização do Capital. São Paulo. Xama, 1996. 335 p.

EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA. Superintendência de Logística de Carga. Boletim Logístico. Brasília: INFRAERO, ago. 2011.

HARVEY, D. Condição pós moderna. São Paulo: Loyola 1992.

_______ A produção capitalista do espaço. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2006.

PORTER, Michael. Estratégia competitiva: técnicas para a análise de indústrias e de concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986

SILVEIRA, Márcio Rogério. Circulação, transporte e logística. Diferentes perspectivas. – Geografia em Movimento – São Paulo: Expressão Popular, 2011, p. 21-69.

SILVEIRA, M. COCCO, Rodrigo. G. (2011): Basis for a materialist and dialectical approach to Spatial Interactions. Revista Terrae, v. 8, p. 35-42.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

QUINTILHANO, D. . A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA DOS TRANSPORTES E O TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS DE 1990 ATÉ OS DIAS ATUAIS. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 44–59, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6901. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos