Edições anteriores
-
Fluxo Contínuo
v. 7 n. 2 (2023)O objetivo deste volume é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de Ciências Humanas, em particular de educação, história e questão social. Compõem a atual edição artigos selecionados para apresentação no X Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - SEPEMO, cuja temática da edição de 2023 é Educação pós-pandemia: cenários e perspectivas, além de artigos submetidos em fluxo contínuo.
-
Fluxo Contínuo
v. 7 n. 1 (2023)O objetivo deste volume é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
-
Fluxo Contínuo
v. 6 n. 2 (2022)O objetivo deste volume é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
-
Fluxo Contínuo
v. 6 n. 1 (2022)O objetivo deste volume é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
-
Fluxo Contínuo
v. 5 n. 1 (2021)O objetivo deste volume é tornar público artigos resultantes do I Seminário do GPOSSHE: Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia, ocorrido de forma totalmente On-line e realizado em parceria com o CNPq, CAPES, UECE, HISTEDBR, HISTRAEB, , PPGE-UECE e FUNCAP. Ainda, o volume conta com a publicação em demanda contínua de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética.
-
Fluxo Contínuo
v. 4 n. Unico (2021)O objetivo deste volume é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
-
Dossiê: Antonio Gramsci
v. 3 n. 2 (2020)O dossiê "Antonio Gramsci" dos Cadernos do Gposshe On-line apresenta uma série de reflexões sobre olegdo teórico do filósofo sardo, abordando temas que circundam os debates mais atuais a respeito de temáticas que dizem respeito à filosofia da práxis.
-
A Ciência diante do Obscurantismo
v. 3 n. 1 (2020)O dossiê "A ciência diante do obscurantismo" dos Cadernos do Gposshe On-line. O Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE) apresenta uma série de reflexões sobre os ataques sofridos pela ciência, no contexto da atual conjuntura no qual setores de extrema-direita e reacionários articulam um discurso anticientífico e obscurantista propagandeados por fakenews, que objetivam aprofundar a alienação da massa trabalhadora. É possível identificar entre as mudanças trágicas na forma de pensar e de entender possibilitadas pela crise a contradição abismal entre as formas ideológicas da pseudociência, do irracionalismo e do fundamentalismo religioso e a realidade que se contorce em rupturas e saltos. Nesse sentido, reivindicar o papel da ciência na desmistificação da realidade deve ser tarefa dos intelectuais nos espaços de construção do saber. É aceitando essa tarefa urgente, que esse dossiê se faz relevante.
-
Dossiê: Crise da educação em tempos de neoconservadorismo
v. 2 n. 1 (2019)O dossiê "Crise da educação em tempos de neoconservadorismo" dá continuidade com o fluxo de publicações dos Cadernos do Gposshe On-line. O Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE) congrega diversos estudos do campo das ciências humanas, em particular da educação, da história e da questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Nos últimos anos, presencia-se uma série contínua de ataques à educação brasileira em diversos países. No Brasil, o desmantelamento da educação associa-se aos interesses de setores vinculados ao mercado de serviços que está atrelado à lógica do capital de base financeirizada. As investidas contra a educação brasileira foram aceleradas depois do golpe de 2016: reforma do ensino médio, projeto Escola sem partido, cortes no financiamento da educação pública/estatal, reordenamento do Fies, proposta da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outras. Em acréscimo, o novo governo de Bolsonaro tende a aprofundar e fortalecer esse movimento neoconservador.
-
Dossiê: Lukács
v. 1 n. 1 (2018)Com muita satisfação, o dossiê Lukács inaugura a publicação dos Cadernos do Gposshe On-line. O Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE) congrega diversos estudos do campo das ciências humanas, em particular da educação, da história e da questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. György Lukács (1885-1971) foi um dos mais importantes teóricos do marxismo no século XX e tem influenciado variadas pesquisas nos mais diversos campos do pensamento humano, como a filosofia, a estética, a educação, a política, etc., por isso Lukács já foi denominado o Galileu do século XX. A disposição intelectual de Lukács para avançar filosoficamente, por mais que o movimento de superação significasse a negação de suas próprias proposições, é um exemplo de seriedade científica e de respeito à imanência da realidade. É por este espírito que, nesta primeira edição, os Cadernos do Gposshe On-line, homenageiam o marxista húngaro György Lukács.