Educação Infantil, Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências Naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9203

Palavras-chave:

Educação Infantil, Multiculturalismo, Ciências Naturais, Etnias

Resumo

Desde o nascimento, as crianças interagem com as ferramentas que o mundo dispõe e com outras pessoas, ficando em evidência que todos agimos, pensamos, sentimos de formas diferentes. Essas diferenças, referem-se ao multiculturalismo, que presente nas convivências diárias, chegam às instituições de ensino e especificamente na educação infantil, na qual deve ser explorado de maneira a garantir que sejam instrumentos de aprendizagens, buscando a formação de pessoas capazes de respeitar aos outros e a si mesmos. O campo de ciências naturais pode contribuir ao explorar as histórias e características dos diversos povos, enfatizando essas diferenças de forma positiva, mostrando suas contribuições para o avanço científico. Esses fatos são tratados neste trabalho através de análise de documentos oficiais e complementados por ideias de autores renomados na área.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valmir Rogério Torres , Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

Graduado em Matemática (UNESP) e Pedagogia (CEUCLAR), Pós Graduação Lato sensu em Gestão Educacional (CEUCLAR), Gestão de Currículos (USP), Mídias na Educação (UFSJ), Neurolinguística (CESDA), MBA Gestão Empreendedora- Educação (UFF), Mestrando (UFSCAR)

Referências

BARBOSA, A. C. A. Sociedade democrática: entre a identidade e a diversidade. Londrina: S.A, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, BF: MEC, 2019

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília, DF: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Indicadores da qualidade na Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 2009.

CANDAU, V. M. F. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio & CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

FORQUIN, J. C. O currículo: entre o relativismo e o universalismo. Educação e Sociedade, v.21, nº 73, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/njxtpj9s6CdQHVd4wyyRKYS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 16/05/2022.

MOREIRA, A. F. B. Currículo: Políticas e Práticas. Campinas: Papirus, 2001.

MOREIRA, A. F. & CANDAU, V. M. F. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n.23, p.156 – 168, mai.-ago, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/99YrW4ny4PzcYnSpVPvQMYk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 11/05/2022.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório do desenvolvimento humano 2004: liberdade cultural num mundo diversificado. Lisboa: Mensagem, 2004.

STOER, S.; CORTESÃO, L. “Levantando a pedra”: da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto: Afrontamento, 1999.

TORRES, V. R. Multiculturalismo na educação infantil: motivo de oportunidade ou obstáculo na formação das crianças? Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 01, V. 01, p. 18-29. Jan 2022. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/multiculturalismo-na-educacao. Acesso em 03/10/2022.

VERRANGIA, D.; SILVA, P. B. G. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.3, p. 705-718, set/dez 2010.

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

TORRES , V. R. Educação Infantil, Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências Naturais. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9203. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9203. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos