A Educação Infantil e suas cores
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16736Palavras-chave:
Racismo; Embranquecimento; Histórias Infantis.Resumo
Este trabalho tem como finalidade discutir os dados referentes a cor/raça das crianças matriculadas na Educação Infantil, fazendo uso de análise do Censo Escolar, o que aponta a invisibilidade das crianças pretas, a busca pelo embranquecimento e o espantoso não reconhecimento da cor/raça de bebês e crianças no ato da matrícula na escola. Foi possível, ainda, analisar algumas histórias infantis que trazem em seu âmago conceitos e situações racistas, histórias estas comumente encontradas em nossas escolas. Diante de tal perspectiva concluímos sobre a necessidade de valorizar e reconhecer a cor/raça de nossos bebês e crianças, bem como olharmos para as histórias infantis com visão crítica, identificando aquelas que geram ou reforçam atitudes racistas e preconceituosas.
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