Currículo e cultura: a emergência de currículos interculturais pós BNCC
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6735Resumo
O artigo trata de um recorde teórico da pesquisa Caderno de orientações para a construção de currículos interculturais na Educação Infantil: estratégias subversivas à BNCC em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS e tem como finalidade discutir a inserção do multiculturalismo e diversidade cultural no currículo da Educação Básica pós Base Nacional Comum Curricular - BNCC, compreendendo a BNCC como principal documento normativo de padronização/centralização curricular, documento esse resultante de ações de políticas neoliberais. O estudo é uma pesquisa qualitativa que se utiliza do método de revisão de literatura para a produção de dados. Foram analisadas produções dos pesquisadores, Candau (2008), Hooks (2013) e Moreira e Candau (2003), as quais evidenciaram a relevância da elaboração de currículos e práticas pedagógicas em uma perspectiva intercultural objetivando uma educação libertadora.
Palavras-chave: Currículo; Educação Básica; BNCC; Diversidade cultural; Políticas neoliberais.
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