Hackathon no Ensino Médio:
Percepções Discursivas dos Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16763Palavras-chave:
Hackathon educacional; Percepção de estudantes; Análise de discurso; Competências transversais; Pesquisa qualitativa.Resumo
A evolução global e a demanda por novas competências impulsionam a educação a buscar metodologias inovadoras. Nesse cenário, os hackathons educacionais despontam como ferramentas promissoras, capazes de estimular habilidades essenciais como trabalho em equipe, criatividade, resolução de problemas, comunicação e autorregulação, além de fomentar a inovação. Para aprimorar o design dessas iniciativas, é crucial entender a experiência subjetiva dos estudantes. Este artigo, de abordagem qualitativa, analisou o discurso de alunos do primeiro ano do ensino médio que participaram de um hackathon pedagógico. Os resultados indicaram que, além da aquisição de competências transversais, os hackathons promovem uma intensa transformação cognitiva e emocional. Desafios, como a limitação de tempo, são percebidos como catalisadores de resiliência e proatividade. Conclui-se que hackathons são laboratórios pedagógicos multifacetados, que desenvolvem competências socioemocionais, pensamento crítico e engajamento e orientam educadores e gestores na implementação de abordagens pedagógicas inovadoras.
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