As perspectivas da conceituação do eletromagnetismo
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16762Palavras-chave:
Eletromagnetismo; Ensino de Física; História e Filosofia Da Ciência (HFC); Perfil Conceitual; Obstáculo Epistemológico.Resumo
Dado o contexto da prática de Ensino de Física no Brasil, em que as aulas são matematizadas e pouco conceituais, há uma preocupação no desenvolvimento de conhecimentos mais conceituados pelos alunos. Para isso, foi proposta uma abordagem didática com base na História e Filosofia da Ciência, nos conceitos de perfil conceitual de Mortimer e obstáculo epistemológico de Bachelard. O objetivo principal da pesquisa foi analisar como essa abordagem poderia ajudar os alunos a superar obstáculos, desenvolver e transitar entre as diferentes zonas de seu perfil conceitual. Implementada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, os resultados indicaram que, embora os estudantes sejam capazes de transitar entre as zonas, a consolidação desse processo foi inconsistente devido à persistência dos obstáculos epistemológicos. A abordagem proposta mostrou-se viável, mas a superação dos obstáculos epistemológicos é um processo complexo que exige dos professores uma formação mais aprofundada em epistemologia e em Física.
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