As perspectivas da conceituação do eletromagnetismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16762

Palavras-chave:

Eletromagnetismo; Ensino de Física; História e Filosofia Da Ciência (HFC); Perfil Conceitual; Obstáculo Epistemológico.

Resumo

Dado o contexto da prática de Ensino de Física no Brasil, em que as aulas são matematizadas e pouco conceituais, há uma preocupação no desenvolvimento de conhecimentos mais conceituados pelos alunos. Para isso, foi proposta uma abordagem didática com base na História e Filosofia da Ciência, nos conceitos de perfil conceitual de Mortimer e obstáculo epistemológico de Bachelard. O objetivo principal da pesquisa foi analisar como essa abordagem poderia ajudar os alunos a superar obstáculos, desenvolver e transitar entre as diferentes zonas de seu perfil conceitual. Implementada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, os resultados indicaram que, embora os estudantes sejam capazes de transitar entre as zonas, a consolidação desse processo foi inconsistente devido à persistência dos obstáculos epistemológicos. A abordagem proposta mostrou-se viável, mas a superação dos obstáculos epistemológicos é um processo complexo que exige dos professores uma formação mais aprofundada em epistemologia e em Física.

Biografia do Autor

Augusto Kazuyoshi Romasanta Ohtuka, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ivanilda Higa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela USP. Licenciada em Física pela UFPR.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

OHTUKA, A. K. R.; HIGA, I. As perspectivas da conceituação do eletromagnetismo. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–17, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16762. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16762. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos