Projeto Nós Propomos!
Construindo a cidadania territorial
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16759Palavras-chave:
Projeto Nós Propomos; Cidadania Territorial; Geografia; Escola pública.Resumo
O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o conceito de cidadania territorial, que fundamenta os projetos integrantes da maior rede internacional voltada à educação geográfica: “Nós Propomos”. Conclui-se com a apresentação e reflexão dos resultados parciais do projeto “Nós Propomos! Construindo a cidadania territorial”, situado na cidade de Araraquara-SP, na escola pública e periférica, “E.E. Profa. Maria Isabel Orso. A justificativa permeia a importância da divulgação de práticas que integram o ensino de geografia, atreladas ao projeto, que têm colaborado positivamente para a formação do pensamento crítico dos estudantes participantes. O objetivo principal é discutir como a inserção do projeto Nós Propomos tem cooperado para o aprendizado de Geografia, para a reflexão dos problemas locais e para a proposição de soluções, contribuindo para a criticidade dos educandos. A metodologia empregada foi a coleta de materiais produzidos no projeto, a reflexão sobre os resultados parciais e revisão bibliográfica.
Referências
BENEVIDES, M. V. Educação para a cidadania e em direitos humanos. Anais EMDIPE, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia, SP, 1998.
BRAGA, F. S. Cidadania territorial e geografização da cidadania no ensino de geografia e na formação do professor de geografia. Revista Signos Geográficos, 3, 1–16, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2018.
CARVALHO, C.D.G de; GONÇALVES, L.M. O desenvolvimento urbano de Araraquara – SP: a relação entre a produção do espaço urbano e a segregação
socioespacial. GC: Revista nacional de gerenciamento de cidades, v. 08, n. 64, 2020.
CLAUDINO, S; MELLO, M. C. de O; SILVA, A. T. B. Projeto Nós Propomos! novos objetivos e metodologia na educação geográfica e cidadã. In: ENPEG, 15., 2022, Salvador. Anais [...]. Salvador: UNEB, 2022. p. 1-10.
CLAUDINO, S. Project We Propose! building territorial citizenship from school. In: PINEDA-AFONSO, José A.; ALBA-FERNANDEZ, Nicolas de; NAVARRO MEDINA, Elisa. Handbook of Research on Education for Participative Citizenship and Global Prosperity. Hershey: IGI Global, p. 350-382, 2019
CAVALCANTI, L de S. A cidadania, o direito à cidade e a geografia escolar. São Paulo: Geousp, n.5, p.41-55, 1999.
DAVID, E. Morar e Viver no Selmi-Dei: conquista e apropriação do espaço na periferia de Araraquara. Mestrado em Sociologia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 1993.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br
OLIVEIRA, F.H; CAMARGO, C.M. Mobilidade urbana: impactos da produção habitacional recente no sistema de transporte público coletivo de Araraquara - SP. 2019, Anais. São Paulo: Universidade de São Paulo - USP, 2019. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/siicusp/siicPublicacao.jsp?codmnu=7210.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 17. ed. Campinas-SP: Editora Papirus, 2010. 192p.
CLAUDINO, S; SOUTO. Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa. O caso do Projeto Nós Propomos. Signos geográficos, v. 1. Goiânia, 2019.
MARTINHA, C; REGO, P. A Cidadania Territorial e a Educação Geográfica. Editoral Minho, 2023.
Portal da Morada. Disponível em:
https://portalmorada.com.br/jovem-colide-com-carreta-ao-desviar-de-pedestre-no-selmi-dei/
https://portalmorada.com.br/jovem-fica-ferido-apos-colisao-entre-moto-e-onibus-no-selmi-dei/
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.
VIEIRA, L. Cidadania e globalização. Rio de Janeiro: Record, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos do GPOSSHE On-line

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.















