Estágio supervisionado na formação de professores:

caminhos para a profissionalização docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16751

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado; Profissionalização Docente; Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender as potencialidades do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura para o processo de profissionalização docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa e ancorada no paradigma interpretativo, adotou o estudo de caso com discentes dos cursos de Física e Matemática matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Ceará. Os dados foram obtidos por meio de fontes bibliográficas e documentais. Com base na literatura referente às categorias centrais traçou-se um panorama da constituição histórica da profissão docente. Os resultados evidenciaram que o Estágio Supervisionado constitui um momento formativo essencial para a profissionalização dos futuros professores, desde que concebido como uma atividade reflexiva que envolve a teoria e prática, superando perspectivas dicotômicas, contribuindo para a construção da práxis docente.

Biografia do Autor

Sônia Maria Soares de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do (PPGE/UECE). Mestre em Educação. Especialista Metodologias do Ensino de História. Graduada em História. Professora da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE.

Mayara Alves Loiola Pacheco , Prefeitura Municipal de Fortaleza

Doutora e mestra em Educação. Especialista em Educação à Distância. Professora da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.

Ana Beatriz Carvalho Lima, Universidade Estadual do Ceará

Estudante de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

OLIVEIRA, S. M. S. de; PACHECO , M. A. L.; LIMA, A. B. C. Estágio supervisionado na formação de professores: : caminhos para a profissionalização docente. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–21, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16751. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16751. Acesso em: 15 dez. 2025.

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Artigos