A educação a distância e a precarização da formação do professor: um desafio a superar

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DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7322

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Precarização, Educação a Distância, Formação do Professor

Abstract

Este artigo destaca a abrangência da educação a distância, diante das mudanças estruturais do Estado a partir da década de 1990, em que a educação passa a ser ajustada a lógica capitalista e a formação docente direcionada ao projeto neoliberal. Buscamos analisar as consequências na formação do professor, diante do projeto educacional afinado aos interesses do capital, as regulamentações que deram impulso à expansão da educação a distância (EaD) no ensino superior e o processo de internalização no país. Diante dos dados quantitativos fornecidos pelas sinopses estatísticas do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) examinamos a EaD nos setores públicos e privados e sua expansão em todas as regiões do território nacional. As análises realizadas nesta pesquisa têm em sua fundamentação teórica e metodológica os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, pedagogia essa baseada no Materialismo Histórico- dialético, método que nos permite compreender a realidade social em que estamos inseridos. Discutimos a relação entre a sociedade e a educação, indicando um possível caminho para a superação do projeto educacional do capital.

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Pubblicato

2021-12-08

Come citare

VIEIRA AMORIM, E. .; MALANCHEN, J. A educação a distância e a precarização da formação do professor: um desafio a superar. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7322. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7322. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo