Currículo e cultura: a emergência de currículos interculturais pós BNCC

Autori

  • Adimara Fogaça Pereira Fernandes Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Lídia Pereira de Barros Universidade do Estado da Bahia
  • Priscila Maria Borges Gomes Silva Borges Gomes Silva

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6735

Abstract

O artigo trata de um recorde teórico da pesquisa Caderno de orientações para a construção de currículos interculturais na Educação Infantil: estratégias subversivas à BNCC em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS e tem como finalidade discutir a inserção do multiculturalismo e diversidade cultural no currículo da Educação Básica pós Base Nacional Comum Curricular - BNCC, compreendendo a BNCC como principal documento normativo de padronização/centralização curricular, documento esse resultante de ações de políticas neoliberais. O estudo é uma pesquisa qualitativa que se utiliza do método de revisão de literatura para a produção de dados. Foram analisadas produções dos pesquisadores, Candau (2008), Hooks (2013) e Moreira e Candau (2003), as quais evidenciaram a relevância da elaboração de currículos e práticas pedagógicas em uma perspectiva intercultural objetivando uma educação libertadora.

Palavras-chave: Currículo; Educação Básica; BNCC; Diversidade cultural; Políticas neoliberais. 

Metriche

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Biografie autore

Ana Lídia Pereira de Barros, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, Universidade do Estado da Bahia, Campus Caetité. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, pesquisadora na área de mulheres quilombola. Foi pesquisadora na iniciação cientifica e monitora bolsista da Residência pedagógica na Universidade do Estado da Bahia – Campus XII.

Priscila Maria Borges Gomes Silva, Borges Gomes Silva

Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, Universidade do Estado da Bahia, Campus Caetité. Professora da rede estadual da Bahia no Centro Territorial Profissional da Bacia do Paramirim (Macaúbas-Bahia) e especializada em psicopedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

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Pubblicato

2021-09-02

Come citare

FOGAÇA PEREIRA FERNANDES, A.; PEREIRA DE BARROS, A. L. .; BORGES GOMES SILVA, P. M. . Currículo e cultura: a emergência de currículos interculturais pós BNCC. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 4, n. Unico, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6735. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/6735. Acesso em: 4 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo