Patins, skate e parkour:
movimentos por justiça social
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16761Parole chiave:
Aventura; Ensino médio; Justiça social.Abstract
O objetivo desta pesquisa foi investigar limites, dificuldades e possibilidades pedagógicas de incluir patins, skate e parkour no ensino médio, com foco na promoção da justiça social (Flor et al., 2024). Realizada em uma escola pública estadual de Fortaleza–CE, contou com nove estudantes de graduação e oito monitores da escola. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e método descritivo, utilizando diário de campo, Técnica do Incidente Crítico (TIC) e grupo focal. Observou-se que a falta de equipamentos, escassez de materiais e tempo limitado constituíram obstáculos significativos às atividades. Ao mesmo tempo, os incidentes críticos favoreceram a percepção e o enfrentamento de injustiças sociais nas aulas. A pesquisa contribui para a educação física escolar ao propor práticas corporais que articulam reflexão crítica, formação cidadã e enfrentamento de desigualdades.
Riferimenti bibliografici
ASSIS, J.; PINTO, B.; PIMENTEL, G. G. A. Estado da arte sobre gestão de riscos em aventura esportiva no lazer. In: XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura. E V Congresso Internacional de Atividades de Aventura, 2021, Goiânia, GO. Anais eletrônicos. Goiânia. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1KQxYZkOTPXbiGCnx25Teg38CrOuW9sC1. Acesso em: 16 abr. 2024.
AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 2003.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BRASIL. Resolução nº. 466 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, v. 13, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução 510 de 7 de abril de 2016. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2016a.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Relatório de Monitoramento do Plano Nacional de Educação – 2024. Brasília: INEP/MEC, 2024.
CARVALHO, J.; PERES, A. N. Justiça social e educação: a pertinência da pedagogia crítica de Paulo Freire. Educação, Sociedade & Culturas, n. 56, p. 101-118, 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.34626/esc.vi56.28. Acesso em: 30 abr. 2025.
COSTA, A. L.; KALLICK, B. Through the lens of a critical friend. Educational Leadership, 51(2), 49-51, 1993.
DEWEY, John. Experience and education. New York: Kappa Delta Pi, 1938.
FLANAGAN, J. C. A técnica do incidente crítico. Boletim Psicológico 51(4): 327–358. 1954.
FLOR, B. J. M. S.; SOUZA, R. V. O.; GONÇALVES, Y.; SILVA, J.P.; LOPES, F. J. C; RIBEIRO, M. C. M.; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. (2024) Explorando a técnica de incidentes críticos sobre temas de justiça social com professores-pesquisadores de educação física brasileiros. Frontiers in Education. 2024. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2023.1231010/full. Acesso em: 20 mai. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17º. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLO, Silvio. A filosofia e seu ensino: uma proposta libertária. Campinas: Papirus, 2003.
MARTINS, C. A prática de esportes de aventura na escola e o risco calculado: manual sobre as normas de segurança. Volta Redonda: UniFOA, 2016. Dissertação (Mestrado) – UniFOA / Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, 2016.
MINAYO, C de S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: Hucitec; 2010.
NASCIMENTO-CARDOSO, A. M.; RODRIGUES, N. H. R.; FUKUSHIMA, R. L. M. Estados emocionais e atividades de aventura: aspectos motivacionais envolvidos. In: X Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura. E IV Congresso Internacional de Atividades de Aventura, 2018, Diamantina, MG. Anais eletrônicos. Diamantina. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1KQxYZkOTPXbiGCnx25Teg38CrOuW9sC1. Acesso em: 16 abr. 2024.
PHILPOT, R., et al. Exploring social justice pedagogies in health and physical education through critical incident technique methodology. European Physical Education Review, 27(1), 57-75. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1356336X20921541. Acesso em 24 jun. 2023.
RIBEIRO, M. C. M. Práticas Corporais de Aventura no Ensino Médio: implicações à justiça social nas aulas de educação física. Orientador: Luiz Sanches Neto. 2024. 149 páginas. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) – Instituto de Educação Física e Esportes - IEFES, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77381. Acesso em: 20 mai. 2025.
ROCHA, L. L. "Respeita as mina": o ensino do skate na educação física escolar. 2023. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza- CE, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74455. Acesso em: 15 abr. 2024.
SCHITTLER, A. F.; et al. Atividade física de aventura na natureza e sua relação com a educação física escolar. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA, 2011, Pelotas, RS. Anais eletrônicos. Pelotas: Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1KQxYZkOTPXbiGCnx25Teg38CrOuW9sC1. Acesso em: 16 abr. 2024.
SCHÖN, Donald A. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.
SILVA, A. S. Atividades de aventura no âmbito escolar: algumas dificuldades para a abordagem pedagógica. In: XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura. E V Congresso Internacional de Atividades de Aventura, 2021, Goiânia, GO. Anais eletrônicos. Goiânia. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1KQxYZkOTPXbiGCnx25Teg38CrOuW9sC1. Acesso em: 16 abr. 2024.
SILVA, João Paulo. Desafios da docência em Educação Física: entre o discurso pedagógico e as condições estruturais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 35, n. 2, p. 145-160, 2021.
SNYDERS, Georges. A alegria na escola. Lisboa: Edições 70, 1988.
TOMIO, B. W.; DASCASTAGNÉ, G.; TAHARA, A. K. Atividades de aventura: relato de experiência sobre as possibilidades para sua inserção no âmbito escolar. In: X Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura. E IV Congresso Internacional de Atividades de Aventura, 2018, Diamantina, MG. Anais eletrônicos. Diamantina. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1KQxYZkOTPXbiGCnx25Teg38CrOuW9sC1. Acesso em: 16 abr. 2024.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, s.d. (Sem data).
WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro, s.d. (Sem data).
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Taccuini GPOSSHE

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.















